

FAB inaugura nova sede do INCAER em Brasília. A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou ontem (26/01), a nova sede do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), localizada em Brasília, no Distrito Federal.
Uma cerimônia presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado pelo Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, e a participação de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de autoridades civis e militares, marcou o início de um novo capítulo na preservação da memória, da cultura e da identidade institucional da FAB.
Criado em 1986, o INCAER tem a missão de pesquisar, preservar e difundir a história da Força Aérea Brasileira. Após décadas instalado na histórica Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o Instituto transfere sua sede para a capital federal, fortalecendo sua integração ao Comando da Aeronáutica e ampliando o alcance de suas atividades culturais, acadêmicas e institucionais.

Ao comentar a transferência da sede do INCAER do Rio de Janeiro para Brasília, o Diretor do Instituto, Tenente-Brigadeiro Dang, destacou que a mudança vai além de um simples deslocamento físico. “A transferência da sede do INCAER do Rio de Janeiro para Brasília representa a aproximação do Instituto ao Comando da Força, permitindo maior integração, visibilidade e eficiência nas ações voltadas à preservação da memória institucional e à difusão da cultura aeronáutica brasileira“, disse.
A nova sede instalada em um hangar histórico, um dos primeiros erguidos na região de Brasília, passou por um amplo processo de restauração e adaptação. O espaço preserva elementos originais da estrutura e, ao mesmo tempo, incorpora soluções modernas para abrigar o acervo documental, exposições, áreas de pesquisa e ambientes destinados a atividades educativas e culturais.
O Comandante da Aeronáutica destacou a importância da iniciativa para a preservação da memória e da identidade da Força Aérea Brasileira. “Temos trabalhado para fortalecer a cultura aeronáutica e preservar a história da Força Aérea Brasileira. A instalação do INCAER em Brasília simboliza esse compromisso e representa um marco para a difusão da nossa memória no coração do País. Agradeço a todos que contribuíram para a concretização desse projeto, na certeza de que novas páginas de glória continuarão sendo escritas pela Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante da Aeronáutica.

O processo de implantação da nova estrutura exigiu planejamento e integração de esforços. O projeto arquitetônico conciliou funcionalidade, valor simbólico e estética, permitindo que o hangar restaurado se tornasse um espaço de referência para a cultura aeronáutica brasileira.
No contexto da inauguração, a FAB também reconheceu o trabalho de personalidades que contribuíram diretamente para a concretização do projeto. O Tenente Antônio Gomes Pereira Guerra Filho foi homenageado pelo resgate histórico do hangar, enquanto o engenheiro Wanderson Jacinto Gonçalves recebeu o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira pelos relevantes serviços prestados na restauração e adaptação da nova sede.
Ao final da cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, acompanhado do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, do Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang e do Decano dos Conselheiros Carlos Lorch, realizou o corte da fita inaugural da placa, oficializando o início das atividades do Instituto em Brasília.

Membro honorário da FAB
A solenidade também contou com a entrega do título honorífico Membro Honorário da Força Aérea Brasileira ao Engenheiro Wanderson Jacinto Gonçalves, que desempenhou papel fundamental no desafio de restaurar um hangar histórico, localizado em Brasília–DF, e transformá-lo na nova sede do INCAER.
Título honorífico Membro Honorário da Força Aérea Brasileira tem como finalidade homenagear civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que por sua atividade ou interesse por assuntos da Força Aérea Brasileira, tenham prestado ajuda e cooperação às organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO