FAB: II COMAR celebra 81 anos de ativação. Uma cerimônia militar realizada no dia 07 de dezembro marcou o 81º aniversário do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). A solenidade foi realizada no pátio da Organização Militar sediada no Recife (PE) e presidida pelo seu Comandante, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.
Estiveram presentes efetivos e Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF). Além das autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB), também presenciaram o evento o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Deputado Estadual José Eriberto Medeiros de Oliveira; os veteranos General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, General de Divisão Nilson Caldas Ananias e o ex-Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Pedro Lopes Teixeira; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel José Roberto de Santana, dentre outras autoridades civis e militares da ativa e da reserva.
Em sua Ordem do Dia, o Major-Brigadeiro Campos destacou a importância da atividade desenvolvida pelo efetivo na continuação do legado do Patrono da Aeronáutica e primeiro Comandante do II COMAR, Marechal do Ar Eduardo Gomes. “Nesse recomeço da história do II COMAR, a aproximação ao povo pernambucano também se fortaleceu após um difícil período de pandemia. A praia de Boa Viagem abriu passagem novamente para a Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes. Os céus do Recife e de Caruaru ganharam o retorno do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça. Até hoje, temos a honra de manter vivo o legado de nosso primeiro Comandante. São vocês, homens e mulheres, que dão vida ao II COMAR, honrando o trabalho desenvolvido por nossos antecessores e voltando nossos olhos aos novos horizontes. Ao nosso lado, agradeço o apoio de civis e militares sempre dispostos a colaborar em nossas missões, alguns aqui homenageados com o título honorífico de Membro Honorário da FAB”, citou.
Premiações individuais
Na ocasião, o II COMAR prestou uma homenagem a seis personalidades pela contribuição para a missão do Comando e da GUARNAE-RF. O título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira foi entregue à Conselheira e Diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Camila Brito Tavares Barreto; à Diretora da Secretaria da 7ª Circunscrição Judicial Militar, Rita Simone Lopes Lucas; ao representante da AENA Brasil, Uziel Paulo Vieira; ao empresário Fernando Campos; e às senhoras Sheila Borges e Vanessa da Silva Pereira.
Ainda foi realizada a entrega dos prêmios de Destaque Operacional Prata do Comando de Preparo (COMPREP) ao veterano Suboficial Manoel Marques da Silva Neto, ao Sargento Anderson Ricardo Chagas de Araújo e ao Sargento Rafael Costa dos Santos – estes integrantes da Secretaria do Comando do II COMAR.
Já o Sargento Janderson Spinola Cordeiro foi eleito pelo efetivo e agraciado com o título de Graduado Padrão do II COMAR. A homenagem é prestada aos militares que se destacam pelos serviços prestados à Organização, imbuídos pelo comprometimento, lealdade, liderança, integridade e dedicação em suas áreas de atuação. Antes da solenidade, foi realizado o descerramento de sua foto na Galeria de Destaque Profissional. “O descerramento é uma cerimônia simples, mas repleta de significado, porque foi o efetivo que escolheu a quem conceder essa homenagem. Para nós, foi muito fácil homologar o resultado da votação porque o Sargento Spinola realmente possui essas características que definem o Graduado Padrão”, disse o Comandante do II COMAR.
Histórico
Em 1941, sob a liderança do Marechal do Ar Eduardo Gomes, a FAB chegou ao Recife (PE) através da ativação da 2ª Zona Aérea. A Organização participou da fundação de Bases Aéreas na Região Nordeste, que foram atuantes durante a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a GUARNAE-RF engloba oito Organizações Militares: Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR); Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III); Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF); Odontoclínica de Aeronáutica de Recife (OARF); Base Aérea de Recife (BARF); Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF); Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Recife (SEREP-RF); e Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II).
Além de Pernambuco, o II COMAR atua em sete estados da Região Nordeste: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Estão sob sua subordinação as Bases Aéreas de Fortaleza (BAFZ), Natal (BANT), Recife (BARF) e Salvador (BASV).
Fonte: FAB
@FFO