FAB está procurando um ACJ330 Presidencial. O assunto não é novo. Desde que assumiu a Presidência em janeiro de 2023, o atual governo procura uma nova aeronave presidencial de grande porte — como noticiamos aqui. Após o incidente com o Airbus VC-1 em 1/10 no México, o assunto voltou a pauta, com a informação que há alguns meses o governo busca insistente por uma aeronave VIP para substituir o VC-1.
Mas qual seria esta aeronave? Fontes da RFA afirmam que a busca é por um A330-200 ou A330-300 usado no mercado civil, que possar ser convertido em aeronave VIP, com entrega imediada. Ou uma aeronave usada já na configuração VIP. Faz sentido ser um A330, uma vez que a FAB já opera com dois outros A330-200, os FAB 2901 e 2902, que nada mais são de aeronaves civis com farda militar. Escolher o A330 padronizaria a manutenção, logística e treinamento, e provavelmente, o futuro A330 VIP iria também ser operado pelo 2º/2º GT, relembrando os tempos em que o KC-137 FAB 2401 fazia às vezes de FAB-01.
É necessário termos um novo avião VIP? Creio que não agora, pois a FAB tem outras prioridades na frente, como caças, modernização do A-29 e incremento das horas de voo, entre outras. Porém, isto parece ser irrelevante, e a tendência é que realmente tenhamos um ACJ330-200 VIP. Isto se reforçou com a declaração do Comandante da Aeronáutica após o incidente no México com o VC-1, que defende a compra de um no Avião Presidencial. “Um país como o nosso, do tamanho do Brasil, merece ter um avião de maior porte para transportar o presidente”, disse ele a imprensa. Em média, mesmo comprado usada a célula, o custo deve estar na casa de US$ 200 a 300 milhões, dependendo da configuração.
A própria Airbus oferece aeronaves novas, baseadas no A330 Neo e conversão de A330-200 e A330-300 no que ela define como ACJ330 (Airbus Corporate Jet 330). Além da conversão feita pela Airbus, é possível tentar a compra de uma aeronave já pronta, muitas das quais estão em serviço no mundo árabe e Europa, como aeronave privada. O ACJ330 pode voar 25 mil quilômetros e levar em torno de 60 passageiros, dependendo da configuração. Alguns usuários de aeronave A330 em configuração VIP: Forças Armadas da República do Cazaquistão (1); Armée de l’Air et de l’Espace (1); Governo da Turquia (1); Governo da Tailândia (1); Governo da Malásia (1); Royal Air Force (1); Royal Canadian Air Force (1) e a Qatar Amiri Flight (2).
@CAS