FAB está iniciando a modernização dos T-25 Universal. A Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando um programa de modernização da sua frota de aeronaves de treinamento básico Neiva T-25 Universal. Equipado com um motor convencional à pistão, o T-25 é utilizado desde 1978 pelos alunos da Academia da Força Aérea (AFA).
Reconhecido por sua construção robusta, característica necessária na instrução de alunos com pouca experiência de voo, o T-25 é a única aeronave de treinamento da FAB que não passou por processo de modernização.
Para a instrução avançada dos pilotos militares, a FAB utiliza os T-27M Tucano modernizados, enquanto a especialização é realizada nos A-29 Super Tucano e C-95M Bandeirante, ambos equipados com aviônicos digitais na cabine. Para o treinamento em asas rotativas, a FAB está substituindo os envelhecidos HB350 Esquilo por novos Airbus H125.
De acordo com Centro de Comunicação Social Aeronáutica (CECOMSAER), ouvido pelo site Pucará Defense, o programa está em andamento e envolve a modernização de 38 monomotores T-25A e T-25C que receberão modernos aviônicos, telas coloridas de cristal líquido, além de novos equipamentos de comunicação.
Embora não discutido em detalhes, por razões de padronização e logística, os aviônicos provavelmente serão os mesmos usados no T-27M, que é o Garmin G600 HP TXi. Alguns instrumentos analógicos permanecerão como backup.
Os trabalhos estão sendo realizados no Parque de Materiais de Lagoa Santa, em Minas Gerais (PAMA-LS), e envolve também a mudança no padrão de pintura, que ainda está em processo de seleção.
A fase de engenharia já foi iniciada, o que inclui a construção de uma maquete da cabine e do primeiro protótipo, previsto para serem concluídas ainda neste ano. O cronograma de entrega se estenderá até 2026.
@FFO