Em 30 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério da Infraestrutura realizaram a cerimônia de entrega das obras de implantação dos auxílios visuais à navegação aérea e do cercamento operacional no Aeroporto de Oriximiná (SNOX), no Pará, que habilitam o aeródromo para receber linhas regulares e operações noturnas.
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a participação do Secretário Nacional de Aviação Civil Substituto, Carlos Eduardo Resende Prado; o Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; o Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado; o Diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Brigadeiro do Ar André Luiz Fonseca e Silva; o Chefe da Divisão de Planejamento e Coordenação da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Coronel Aviador Mário José Siqueira Oliveira; o Prefeito de Oriximiná, Antônio Odinélio Tavares da Silva; e demais autoridades.
O Chefe do EMAER salientou a importância da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e do Comando da Aeronáutica como instituições na linha de frente das reformas, ampliações e o aparelhamento dos aeródromos de interesse para a aviação civil. “Inauguramos mais uma obra firmada por um recente Termo de Execução Descentralizada, termo esse de relação entre entes públicos, como o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Infraestrutura, com resultados que podem ser constatados. O objetivo é realizar a execução de investimentos em aeroportos regionais, recuperando e modernizando pistas estratégicas do tecido amazônico”, afirmou o Oficial-General.
O representante da SAC, Carlos Eduardo Resende Prado, comentou sobre a obra. “Trata-se de uma parceria que tem se mostrado cada vez mais exitosa com o Comando da Aeronáutica, por intermédio da COMARA, para trazer todos os insumos, equipes especializadas para fazerem as intervenções necessárias para esse aeroporto e tantos outros na região, como em Estirão do Equador (AM), Iauaretê (AM), Coari (AM) e Alcântara (MA)”, destacou.
O Coordenador da COMARA, Coronel Mário, explanou acerca dos serviços realizados no aeródromo e trafegou pelo perímetro do aeródromo para demonstrar os serviços realizados. Durante a solenidade, a COMARA entregou um certificado ao Servidor Civil Joel Gomes da Silva, em reconhecimento pela significativa participação no cumprimento da obra, estendendo a homenagem a todos os servidores que trabalharam na execução. Houve, também, o descerramento da placa de inauguração do Aeroporto de Oriximiná, materializando o momento significativo para as Instituições envolvidas, assim como para a população oriximinaense.
A obra consistiu na implantação do cercamento operacional no entorno do aeródromo, com mais de seis quilômetros de extensão, modernos auxílios visuais em LED, farol rotativo, biruta iluminada e o equipamento Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI – Precision Approach Path Indicator) em ambas as cabeceiras. Os recursos alocados foram provenientes da Secretaria Nacional de Aviação Civil, a qual contemplou o aeródromo de Oriximiná em virtude do potencial promissor para o mercado da aviação civil. Coube ao Comando da Aeronáutica, por intermédio da COMARA, executar a obra cuja duração atingiu 14 meses e demandou cerca de 60 pessoas como mão de obra direta.
O município paraense de Oriximiná situa-se à aproximadamente 815 km à oeste da capital Belém (PA), e 500 km à nordeste de Manaus (AM). A pista 18×36 do aeródromo local (SNOX) é asfaltada e tem 1600 metros de extensão e 30 metros de largura.
@FFO