• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB engajada no resgate das vítimas do acidente com helicóptero em São Paulo

17 de janeiro de 2025
FAB engajada no resgate das vítimas do acidente com helicóptero em São Paulo. Destroços do H130 PR-WYT (Foto: FAB).
FAB engajada no resgate das vítimas do acidente com helicóptero em São Paulo. Destroços do H130 PR-WYT (Foto: PMSP).

FAB engajada no resgate das vítimas do acidente com helicóptero em São Paulo. A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que uma aeronave H-36 Caracal (FAB 8915), do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, foi engajada em missão de resgate na ocorrência envolvendo o helicóptero Airbus H130 Esquilo B4, matrícula PR-WVT, em Caieiras (SP). Quatro pessoas estavam a bordo do H130, sendo que duas faleceram na queda.

Resgatistas no local do acidente (Foto: Defesa Civil).
Resgatistas no local do acidente (Foto: Defesa Civil).

O helicóptero H130 havia decolado de um heliponto no Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, e iria em direção à cidade de Americana. Chovia no momento da decolagem. Segundo informações da Defesa Civil, a aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 de ontem (16). O local da queda foi encontrado na manhã de hoje por um helicóptero Águia da Polícia Militar de São Paulo.

Esquilo do "Águia" da PM de São Paulo (Foto ilustrativa: PMSP).
Esquilo do “Águia” da PM de São Paulo (Foto ilustrativa: PMSP).

A aeronave caiu em uma área de mata na região do Conjunto Habitacional Nosso Teto, em Caieiras (SP). Segundo a Secretaria da Segurança Pública de SP, por volta de 06h30, o piloto da aeronave acidentada, Edenilson de Oliveira Costa, e uma passageira de 12 anos de idade, foram resgatados com vida e encaminhados para o Hospital das Clínicas.

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

H-36 Caracal da FAB similar ao engajado na missão SAR (Foto: FAB).
H-36 Caracal da FAB similar ao engajado na missão SAR (Foto: FAB).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Após isso, será publicado o Relatório Final com os resultados das investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login