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FAB encerrou buscas pelo Cessna 182 desaparecido no Amazonas e localizado por indígenas

25 de abril de 2025
FAB encerrou buscas pelo Cessna 182 desaparecido no Amazonas e localizado por indígenas. Destroços do Cessna 182 encontrados próximo da aldeia Kaxuyana-Tunayana, em Oriximiná (Foto: Divulgação).
FAB encerrou buscas pelo Cessna 182 desaparecido no Amazonas e localizado por indígenas. Destroços do Cessna 182 encontrados próximo da aldeia Kaxuyana-Tunayana, em Oriximiná (Foto: Divulgação).

FAB encerrou buscas pelo Cessna 182 desaparecido no Amazonas e localizado por indígenas. A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou a operação de busca pelo Cessna 182 matrícula PT-IVN, desaparecido desde 16/04 após decolar do garimpo Olímpia, em Oriximiná (PA). Ele foi localizado por indígenas em uma área de mata fechada na manhã de terça-feira (22/04), juntamente com o corpo sem vida do piloto em seu interior.

Minutos após decolar, o piloto Marcelo Noronha Muniz (58 anos), único tripulante do voo, realizou um contato via rádio comunicando que a aeronave apresentava falha de motor e que estaria caindo nas proximidades da Pista Nova, a cerca de 33 milhas náuticas do garimpo Olímpia.

No dia seguinte (17/04), o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) recebeu a comunicação sobre o desaparecimento do Cessna 182, dando início as operações de buscas.

SC-105 Amazonas da FAB (Foto: FAB).
SC-105 Amazonas da FAB (Foto: FAB).

Segundo informações da Polícia Civil de Oriximiná, a aeronave foi localizada por indígenas da aldeia Kaxuyana-Tunayana, que estavam dando apoio à equipe de buscas terrestres formada por bombeiros civis, comunitários e alguns familiares do piloto. Ao avistarem os destroços em meio à floresta, indígenas avisaram familiares do piloto.

Buscas

A FAB realizou mais de 35 horas de missões aéreas, cobrindo uma área de aproximadamente 657 milhas náuticas. Foram empregadas duas aeronaves, um SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão.

O emprego conjunto das aeronaves de asas fixas e rotativas, ampliou a cobertura da área, aumentando as chances de sucesso na localização da aeronave.

H-36 Caracal da FAB (Foto: FAB).
H-36 Caracal da FAB (Foto: FAB).

A FAB reforça o compromisso com sua missão de salvar vidas, mesmo diante de cenários complexos como os encontrados na região amazônica.

“A atuação dos militares envolvidos em missão de busca e salvamento consiste no emprego de meios da Força Aérea Brasileira (FAB) e inicia com o acionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), que tem o propósito de localizar e socorrer ocupantes de aeronaves e embarcações em situações de perigo. Esse sistema tem um órgão central, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que é o responsável pelo planejamento, normatização e supervisão da atividade”, explica o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do Subdepartamento de Operações do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos.

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