• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB encerra o EXOP IVR 2025 em Santa Maria

25 de março de 2025
FAB encerra o EXOP IVR 2025 em Santa Maria (Fotos: FAB).
FAB encerra o EXOP IVR 2025 em Santa Maria (Fotos: FAB).

FAB encerra o EXOP IVR 2025 em Santa Maria. A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou em 24/03 o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025) na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul.

O treinamento conjunto entre as Forças Armadas durou duas semanas e seu encerramento contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que acompanhou os resultados e analisou as lições aprendidas ao longo das atividades.

“O Exercício IVR é um dos mais complexos para o Comando de Preparo (COMPREP) planejar e executar, primeiro porque as plataformas IVR são muito heterogêneas, então para adaptar o cenário para o uso de todas as plataformas é um desafio muito grande. Outro desafio é adequar a resolução dos problemas às soluções tecnológicas que temos disponíveis, fazendo com que todos se sintam envolvidos no objetivo”, destacou o Comandante de Preparo quanto aos desafios de se realizar o Exercício Operacional.

Considerado um dos mais importantes treinamentos do COMPREP, o EXOP IVR 2025 reuniu cerca de 350 militares das três Forças Armadas, consolidando avanços na interoperabilidade e na aplicação do conceito C4ISTAR (Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento).

Pela primeira vez na história, Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) atuaram de forma integrada, ampliando a capacidade de coleta e análise de dados em tempo real.

Além do emprego de aeronaves como o A-1M, R-99, E-99M, P-95 e P-3AM, o Exercício contou com veículos blindados do Exército, meios navais da Marinha e sistemas de defesa antiaérea, promovendo uma atuação multidomínio, coordenada nos âmbitos terrestre, marítimo, aéreo, espacial e cibernético.

“Nós temos grandes desafios tecnológicos a vencer, mas as evoluções estão em nível exponencial, especialmente porque nesse ano a Marinha e o Exército entraram no contexto. Isso é muito importante para que possamos operar nesse ambiente de integração entre as Forças Armadas”, finalizou o Oficial-General.

Durante a visita, também estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login