A Missão Maranhão é uma ação interministerial com o objetivo de levar equipamentos de proteção individual (EPI), testes de COVID-19, medicamentos e profissionais de saúde para comunidades indígenas do estado do Maranhão. A ação, realizada pelo Ministério da Defesa juntamente com o Ministério da Saúde e o da Ministério da Justiça, integra a Marinha, o Exército e a Aeronáutica e está ocorrendo em três fases, no período de 14 de setembro a 05 de outubro, visando a atender mais de 30 mil índios.
A primeira fase da Missão ocorre de 14 a 21 de setembro, com atendimentos as populações das Terras Indígenas nos Polos Bases de Barra do Corda. A segunda fase via ocorrer no período de 21 a 28 de setembro e atenderá os municípios de Santa Inês e Zé Doca. A terceira e última fase vai de 28 de setembro a 5 de outubro, vai atender populações dos municípios de Grajaú, Arame e Amarante.
Para oferecer atendimentos especializados aos indígenas, no combate ao novo Coronavírus, médicos e enfermeiros das três Forças Armadas foram destacados dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão.Além dos militares de saúde da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) também integram a equipe, formada por clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, um infectologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Nos dois primeiros dias da Missão Maranhão, uma aeronave H-36 Caracal, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão – transportou 38 profissionais de saúde para a Aldeia Escalvado, onde vivem índios da etnia Canela. Nos próximos dias, a previsão é atender moradores das aldeias de Porquinhos, Santa Maria e Três Irmãos. Alem do H-36 do 1º/8º GAV, um UH-15 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (1ºEsqdHU-41), ambos com sede na Ala 9 em Belém do Pará.
Essa ação interministerial no estado do Maranhão é a 15ª missão voltada para comunidades indígenas durante a Operação COVID-19.
@CAS