

FAB e Embraer conduz campanha de ensaios visando a atualização de sistemas dos A-29 Super Tucanos. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer recentemente conduziram uma campanha de ensaios envolvendo dois caças A-29B Super Tucanos, com o objetivo de avaliar na prática o projeto de atualização dos seus sistemas de navegação.

A ação aconteceu entre os dias 22 e 26/09, quando as aeronaves, matrículas FAB 5959 da Base Aérea de Boa Vista (BABV) e FAB 5730 da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), participaram dos ensaios conduzidos pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e por engenheiros da Embraer.
O objetivo da campanha de ensaios em voo foi validar a solução em desenvolvimento cujo objetivo visa a substituição do sistema atual sistema GPS Bendix/King KLN90B, pelo novo GPS Garmin 175. Além de integrar o novo GPS aos aviônicos dos A-29, o projeto busca incorporar as capacidades NVG (Night Vision Goggles) e RNAV (Area Navigation) nessas aeronaves, ampliando sua capacidade operacional e cumprindo os modernos regulamentos de navegação aérea.

“É uma solução de obsolescência e é um pré-requisito para a modernização da frota. A modernização dessas aeronaves, que está sendo tocada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), requer que o GPS já tenha sido atualizado, já tenha as capacidades de navegação aérea mais atualizadas, seguindo as normas internacionais”, destacou o Major Engenheiro Daniel de Oliveira Montenegro, sobre a importância do processo de atualização para a frota.
Com a conclusão dessa etapa, o projeto avança para consolidar mais um marco de modernização da frota A-29 Super Tucano, reforçando a relevância da integração entre órgãos de pesquisa, desenvolvimento e fomento da Força Aérea Brasileira e a indústria nacional.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO