FAB doará AMX e Bandeirante para a Universidade Federal de Santa Maria (RS). A Força Aérea Brasileira (FAB) irá repassar duas aeronaves desativadas para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As fuselagens de um jato A-1 AMX e de um turboélice C-95 Bandeirante serão disponibilizado para treinamento de alunos de Engenharia Aeroespacial e de Telecomunicações.
A UFSM está investindo cerca de R$2,6 milhões para construir um prédio para abrigar as aeronaves. A construção do “hangar” começou em janeiro e a expectativa é que outros cursos também aproveitem o espaço em atividades de pesquisa e extensão. O prédio terá aproximadamente 40 metros de comprimento, 25 metros de largura e seis metros de altura, além de um portão com 20 metros de largura para permitir a passagem das aeronaves sem remover as asas. O edifício terá sala de aula, instrumentos, oficina, banheiros, e um túnel de vento.
A FAB deverá repassar para a USFM um lote de peças de aviões e materiais aeronáuticos que foram disponibilizados para descarte no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Entre o material estão motores, asas, empenagens, trens de pouso, instrumentos de cabine, caixas-pretas, entre várias outras peças. Veja aqui a recente notícia que publicamos sobre o leilão de diversas aeronaves da FAB.
De acordo com a reportagem do portal GZH, a fuselagem do A-1B (biplace), matrícula FAB 5655, deverá ser repassada para a UFSM. Não foi informado detalhes sobre a matrícula do C-95 Bandeirante destinada para a Universidade.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO