Em 10 de fevereiro, o Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da Força Aérea Brasileira (FAB), concedeu entrevista ao programa CB Poder do Correio Braziliense.
Durante o programa, foram abordados diversos assuntos desde os caças F-39 Gripen, até a Base de Lançamento de Foguetes de Alcântara. Um ponto que chamou a atenção foi em relação a desativação das aeronaves de transporte C-130M Hércules.
Conforme as palavras do Major-Brigadeiro Malta, os C-130 Hércules deverão ser desativados daqui há três anos, em 2024. O Oficial da FAB comentou que os quadrimotores gradualmente estão cedendo lugar para os 28 novos jatos Embraer KC-390 Millennium, que atualmente estão em processo de entregas, com data final programada para até 2027, seguindo a dotação orçamentária.
“O grande propósito do KC-390 é substituir a aeronave C-130, que já está com uma idade bastante avançada. Está com hora de voo muito custosa, há dificuldade de achar as peças no momento correto. Isso vai fazendo com que a operação com o C-130 se torne onerosa”, disse o Presidente do COPAC Major-Brigadeiro durante a entrevista.
Apesar do militar informar durante o programa, que a FAB possui 22 aeronaves C-130, e que nem todas estariam em condições de voo, sabe-se que a frota operacional, de fato, não ultrapassa dez aeronaves.
Ao longo de 50 anos a FAB adquiriu 29 aeronaves C-130 Hércules, recebidas basicamente em cinco lotes (novos e usados), em seis versões diferentes (C-130E, SC-130E, C-130H, C-130M, KC-130H e KC-130M) que foram matriculadas de FAB 2451 a 2468 e FAB 2470 a 2479. Hoje a frota está padronizada na versão C-130M e KC-130M, modernizados a partir de aeronaves da versão “H” em 2009. Todos os Hércules brasileiros estão reunidos no 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, sediado na Ala 11 – Base Aérea do Galeão/RJ. As aeronaves operacionais seriam nove C-130M: 2467, 2471, 2472 (em revisão em Portugal), 2473, 2475, 2476 e 2477; e dois KC-130M, 2461 e 2462, para reabastecimento em voo.
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