FAB deslocou KC-390 MAFFS do Pantanal para combater queimadas no interior de São Paulo. A Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou o KC-390 Millennium que estava combatendo os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense para a cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. A região paulista está sendo afetada por grandes queimadas em áreas de canaviais.
O KC-390, matrícula FAB 2858, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, pousou no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, às 23h55 (horário local) de sábado (24/08).
De acordo com o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil estadual, 46 cidades paulistas estão com alerta máximo para queimadas, e 21 enfrentam focos ativos de incêndio devido à onda de calor que afeta todo o estado. Uma grande área da região sudeste e centro-oeste está sendo afetada pelas fumaças das queimadas, levando inclusive a fechamento de aeroportos.
Além do KC-390 da FAB, três helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e mais de 28 veículos pesados, caminhões do Corpo de Bombeiros e drones estão atuando nas operações de combate às queimadas.
O ZEUS 58 está com o o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS – Modular Airborne Fire Fighting System), equipamento utilizado em missões de combate aéreo a incêndios. Entre 28/06 e 19/09, a aeronave do 1º GTT lançou mais de um milhão de litros de água sobre focos de queimadas no Pantanal (leia mais).
MAFFS
Basicamente, o kit MAFFS é composto por e um tanque interno com capacidade para aproximadamente 12.000 litros de água (3.000 galões) e um tubo instalado na porta traseira esquerda do KC-390, por onde o líquido é lançado com precisão sobre o fogo. A água utilizada pode (ou não) ser misturada com retardante, de acordo com a necessidade de cobertura. Os voos de lançamentos são realizados em baixa altitude, baixa velocidade e sobre áreas com temperaturas elevadas. Na operação, o KC-390 pode ser mantido pressurizado para manter sua performance.
Como o próprio nome informa, o MAFFS é um sistema modular sobre pallets que pode ser rapidamente instalado no compartimento de carga do Millennum. Além disso, o aeródromo de apoio à missão recebe reservatórios de lona com capacidade para até 22 mil litros de água usadas para reabastecer a aeronave durante as surtidas. O kit MAFFS é uma ferramenta altamente versátil, eficiente e de muita importância para debelar grandes incêndios.
@FFO