• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB desloca jatos A-1M para Operação Atlas em Boa Vista

24 de setembro de 2025
FAB desloca jatos A-1M para Operação Atlas em Boa Vista. Fotos: FAB.
FAB desloca jatos A-1M para Operação Atlas em Boa Vista. Fotos: FAB.

FAB desloca jatos A-1M para Operação Atlas em Boa Vista. Jatos de ataque A-1M “AMX” da Força Aérea Brasileira (FAB) participam nesta semana da Operação Atlas. O treinamento do Ministério da Defesa (MD) tem como objetivo principal adestrar as tropas das Forças Armadas Brasileiras na capacidade de projetação e sustentação de força na região amazônica, um dos ambientes mais desafiadores do país e de grande relevância geopolítica.

O Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv) “Esquadrão Poker”, sediado da Base Aérea de Santa Maria (RS), deslocou três A-1M para Boa Vista (RR). Os jatos do “Poker” participarão da instrução para militares da FAB, Exército e da Marinha como Guias Aéreos Avançados (GAA), onde atuam como controladores de aeronaves em missão de ataque a alvos de superfície.

Para o Comandante do Esquadrão Poker, Tenente-Coronel Aviador Edgar Barcellos Carneiro, a Operação Atlas é um exercício extremamente importante para a defesa do país, por colocar à prova planos e capacidade de mobilização e emprego conjunto. Ele explica que, com o emprego conjunto, explorando de forma sinérgica as potencialidades de cada Força Armada, é possível garantir a melhor defesa do nosso território. “Essa sinergia somente é possível através da realização de exercícios conjuntos, onde os militares têm a oportunidade de trocar experiências e conhecer mais a fundo as particularidades e modo de operação dos irmãos de armas”, completou o Comandante da unidade.

Junto com os A-1M do 1º/10º GAv, os A-29 Super Tucano do 1º/3º GAv “Esquadrão Escorpião”, sediado na Base Aérea de Boa Vista, também participarão de missões de Apoio Aéreo Aproximado (ApAA), em coordenação com os GAA, cada um com sua performance e características específicas.

Com maior autonomia e velocidade mais baixa, os A-29 tem performance ideal para cenários irregulares. O A-1M, por sua vez, tem maior poder de fogo, maior performance e armamentos guiados, o que favorece em um cenário com maiores ameaças. A presença dos A-1M e dos A-29 garantem um treinamento completo aos GAA, com variados cenários, perfis de voo e diversidade de armamentos.

Operação Atlas

A Operação Atlas é um exercício conjunto, coordenado pelo Ministério da Defesa, que reúne Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em um esforço integrado para aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico. O exercício, que a partir da sua segunda fase ocorrerá no Amazonas, em Roraima, no Pará e no Amapá, envolve o deslocamento estratégico de recursos humanos e materiais de diferentes regiões do País para a Amazônia, com o objetivo de fortalecer a capacidade militar de atuação em uma das áreas mais estratégicas do Brasil.

A atividade contempla o emprego de meios terrestres, aéreos e fluviais, com a realização de ações em diferentes cenários: nos rios, em terra firme, no mar e no espaço aéreo. O foco é ampliar a interoperabilidade entre as Forças, ou seja, a capacidade de atuarem de forma coordenada e eficiente, além de testar os sistemas de Comando e Controle em um ambiente desafiador como a região amazônica.

A Operação Atlas representa uma otimização em relação a operações semelhantes anteriores. Está alinhada ao calendário regular de treinamentos do Ministério da Defesa e ao compromisso do Brasil com a proteção da Amazônia e a promoção da soberania nacional.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login