FAB compra sistema de caixas para combate à incêndios florestais. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) “Esquadrão Zeus” da Força Aérea Brasileira (FAB) agora dispõem do Containerized Aerial Fire Fighting System (CAFFS) para realizar o combate a incêndios florestais.
O Sistema de Contêineres para Combate Aéreo de Incêndios CAFFS foi projetado para fornecer respostas rápidas e eficientes em situações de emergência e permite que seja utilizado, inclusive, por aeronaves de grande porte como o KC-390 Millennium da FAB.
O KC-390 tem capacidade para transportar até 24 caixas de 1.000 litros de água cada que são lançadas por gravidade diretamente sobre os focos de incêndio. O CAFFS será utilizado pela FAB em complemento ao atual Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS II), cuja capacidade de lançamento é de até 12.000 litros de água.
A integração do CAFFS ao KC-390 Millennium representa um avanço significativo nas suas operações, consolidando este vetor multifuncional como uma ferramenta vital na luta contra incêndios no território nacional.
De acordo com o Chefe da Seção de Operações do 1° GTT, Major Aviador Anderson Dias Santiago, o CAFFS veio para se tornar um sistema eficaz e de baixo custo de operação. “Junto com o MAFFS, irá contribuir para que a Força Aérea opere com maior agilidade e capacidade de resposta nas missões de combate a incêndio em voo”, ressaltou o Oficial.
Fonte: FAB
@FFO