FAB compra radares Thales GM 200 (Foto: Thales). O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão para Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), assinou contrato para aquisição de radares Thales Ground Master 200 Multi-mission All-in-one (GM200 MM/A). O objetivo da Força Aérea Brasileira (FAB) é melhorar a capacidade de vigilância aérea no território nacional.
A família de radares multimissão Ground Master 200 (GM200 MM) cobre todo o espectro de ameaças, desde mini drones até alvos mais velozes e ágeis em distâncias maiores, mantendo alta mobilidade tática em um tempo de implantação muito curto.
Ele foi projetado para missões de vigilância aérea e defesa aérea terrestre (GBAD) e oferece consciência situacional instantânea de alto nível. Possui tecnologia 4D AESA de nova geração e tecnologia “multi-feixe de eixo duplo”, proporcionando flexibilidade em elevação e direção.
O GM200 MM/A pesa menos de 10 toneladas, possui sistemas de elevação integrados, permitindo que o radar seja facilmente transportado por superfície (rodovia, trem, navio) ou aérea (helicóptero e avião) em uma rápida e única missão logística, aumentando a capacidade de sobrevivência.
Além disso, a antena opera sobre um mastro de oito metros, com a unidade geradora de energia integrada, proporcionando total autonomia durante as missões. O radar permite a integração de uma capacidade de comando e controle local a partir da cabine para até dois operadores e suas posições de trabalho.
A Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, será responsável por todas as atividades locais de suporte e manutenção de radares.
“ Temos orgulho de servir a Força Aérea Brasileira e o DECEA, contribuindo para as missões de vigilância e soberania aérea do país com os radares GM200 MM/A. Nosso compromisso com a excelência, tecnologia de ponta e serviços locais premium reforçam nossa dedicação em atender às necessidades de vigilância aérea da FAB de hoje e de amanhã ”, disse Eric Huber, vice-presidente de radares de superfície da Thales.
“ A aquisição e incorporação dos novos radares GM200 MM/A ao 1º GCC (1º Grupo de Controlo e Comunicações) contribuirá significativamente para melhorar a vigilância e segurança na navegação aérea, garantindo uma resposta rápida para a defesa aérea do país ”, destacou. Major Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski, Presidente da Comissão para Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo – CISCEA.
Fonte: Thales
@FFO