Entre os dias 19 e 20 de julho a Força Aérea Brasileira esteve diretamente envolvida nas ações de combate ao incêndio na Serra Fina, situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A região situa-se a uma altitude de aproximadamente 2.700 metros acima do nível do mar, onde está localizado o Pico da Pedra da Mina, a quarta maior elevação do Brasil.
Para cumprir a missão, o Lockheed C-130M Hércules (FAB 2477) do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) “Esquadrão Gordo”, foi equipado com o kit do Sistema de Combate a Incêndio Modular, ou Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB realizou a coordenação junto ao Ministério da Defesa, que também acionou os helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro para a operação.
No dia 18 de julho o Ministério da Defesa recebeu pedido de ajuda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que solicitou o apoio de aeronaves das Forças Armadas para o transporte de brigadistas até a região afetada pelo incêndio. Em função das grandes altitudes onde ocorreu o sinistro, as aeronaves militares foram de extrema importância logística no transporte de pessoal dos diversos órgãos federais e estaduais envolvidos na operação.
O MAFFS foi adquirido pela Força Aérea Brasileira em 2007 para ser utilizado na frota de C-130 Hércules. Com o equipamento instalado, a aeronave transporta até 12 mil litros de água, que são despejados sob pressão por dois tubos localizados na porta traseira. A zona de lançamento deve ser sobrevoada numa altitude aproximada de 150 pés (46 metros) e, após o lançamento, a aeronave retorna para a base de apoio, onde é reabastecida pelos reservatórios de lona com capacidade de 22 mil litros. O tempo de recarga é de aproximadamente 12 minutos.
A Força Aérea Brasileira já realizou muitas missões reais de combate a incêndio, como em 2008 na estação ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul e em Lençóis, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Já em 2011, a missão ocorreu no Distrito Federal, em 2012 no Equador, em janeiro de 2014 a missão foi no Chile e no ano passado os C-130 MAFFS ajudaram a combater os incêndios na Amazônia.
@CAS