FAB coloca aeronaves de prontidão para resgatar brasileiros na Ucrânia. A Força Aérea Brasileira (FAB) postou no dia de hoje, em sua conta no Twitter, que em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e sob orientação do Ministério da Defesa (MD), colocou dois Embraer KC-390 Millenium do 1º GTT, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em prontidão. O objetivo é realizar uma missão de resgate a cidadãos brasileiros que estão retidos na Ucrânia, em meio ao conflito deflagrado no dia 24 de fevereiro, a partir da invasão deliberada feita pela Rússia.
Segundo informações do MME, cerca de 500 brasileiros residem ou estavam de passagem pela Ucrânia. O perfil desses brasileiros é formado, principalmente, por estudantes, profissionais autônomos, especialistas em tecnologia da informação, atletas e religiosos. A maioria é adulto, havendo poucas crianças.
Como o espaço aéreo não só está fechado, mas conflagrado com ações de combate, o Itamaraty pretende implementar a evacuação por via terrestre, provavelmente para a Polônia, mas ainda não há data para que isso seja feito. Provavelmente quando disparada, os KC-390 do 1º GTT devem operar em alguma base da Força Aérea da Polônia ou em um aeroporto comercial em solo polonês. Também na Bulgária, Moldávia e outros países da região poderão ser usados para repatriar os brasileiros.
“Temos que fazer uma avaliação de segurança, de meios e de possibilidade de que os brasileiros vão ao ponto de encontro marcado. Assim que sejam dadas as condições, será feita a evacuação”, disse a embaixada Brasileira na Ucrânia.
@CAS