

FAB celebrou 83 anos da Aviação de Patrulha. A cerimônia militar alusiva aos 83 anos da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorada no dia 22 de maio, foi realizada na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva.

Realizado no sábado (25/05), o evento também marcou os 84 anos de criação da BAFL e a 42ª edição da tradicional Reunião da Aviação de Patrulha (RAP), reunindo patrulheiros da ativa, veteranos, autoridades militares e convidados.
Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Alan Elias Lemos Mattar. A comenda é concedida a militares que se destacam no exercício do comando de unidades aéreas e que contribuem para o aprimoramento da operacionalidade da Força Aérea Brasileira.

Como forma de reverência à memória e ao legado histórico da Aviação de Patrulha, foi realizada a aposição de flores ao busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionisio Cerqueira de Taunay. Veterano de guerra, o Oficial pilotou aeronaves como o A-28A Hudson, o PBY-5 Catalina e o P-15 Netuno, realizando 74 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. Em uma dessas ações, atacou um submarino alemão e conseguiu retornar em segurança, mesmo após severos danos em sua aeronave.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, destacou a importância da Reunião como espaço estratégico para o fortalecimento da doutrina e da visão de futuro da Aviação de Patrulha. “Promover um simpósio como este é fundamental para refletirmos sobre nossa doutrina, discutirmos ideias inovadoras e planejarmos, com base na experiência e na tecnologia, os próximos passos da Aviação de Patrulha”, salientou.

Atualmente, a Aviação de Patrulha é composta pelos Esquadrões Orungan (1º/7º GAV), com sede no Rio de Janeiro (RJ); Phoenix (2º/7º GAV), em Canoas (RS); e Netuno (3º/7º GAV), sediado em Belém (PA). As unidades são responsáveis pela vigilância e proteção de uma área de mais de 13,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico Sul.
Ao final da cerimônia, os patrulheiros de ontem, de hoje e de sempre realizaram um desfile militar entoando a Canção do 1º Grupo de Aviação Embarcada, encerrando com vibração mais uma celebração da Aviação de Patrulha – símbolo de bravura, vigilância e prontidão da Força Aérea Brasileira.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO