FAB celebra os 56 anos da Aviação de Busca e Salvamento. “Eu sabia que vocês viriam!”. Essa expressão remete ao dia 26 de junho de 1967, quando cinco militares foram resgatados após o desaparecimento do Douglas C-47, matrícula FAB 2068, na selva Amazônica. A operação foi tão marcante que a FAB escolheu para celebrar o Dia da Aviação de Busca e Salvamento.
A Aviação de Busca e Salvamento (SAR) é a atividade especializada no resgate de vítimas de acidentes aéreos, resgates em alto mar ou em áreas inóspitas, nas quais somente é possível chegar por meio aéreo. Para essa missões a FAB emprega helicópteros H-36 e H-60L, além das aeronaves de asa fixa como os SC-105, P-3AM, P-95M e C-130M.
Atualmente, dez Esquadrões da FAB realizam missões SAR, e estão localizados em todas as regiões do Brasil:
2º/10º GAV “Esquadrão Pelicano” – em Campo Grande (MS);
EAS – Esquadrão PARA-SAR – Campo Grande (MS);
1º/8º GAV “Esquadrão Falcão” – Parnamirim (RN);
3º/8º GAV “Esquadrão Puma” – no Rio de Janeiro (RJ);
1º/7º GAV “Esquadrão Orungan” – no Rio de Janeiro (RJ);
1º/1º GT “Esquadrão Gordo” – no Rio de Janeiro (RJ);
5º/8º GAV “Esquadrão Pantera” – em Santa Maria (RS);
2º/7º GAV “Esquadrão Phoenix” – em Canoas (RS);
7º/8º GAV “Esquadrão Harpia” – em Manaus (AM);
3º/7º GAV “Esquadrão Netuno” – em Belém (PA).
O Comandante do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patrício Beserra Garioli, fala sobre os desafios da missão de busca. “As aeronaves devem voar o mais baixo e o mais lento possível dentro de suas margens seguras, sobre regiões normalmente montanhosas, em épocas do ano em que a meteorologia não se apresenta da melhor forma; devem, sobretudo, voar sempre até o máximo de sua autonomia, permanecendo a tripulação a bordo por longas horas, uma vez que o tempo na área sempre é traduzido em maior chance de sucesso e maior chance de se encontrar a vida”, explica.
“Todo trabalho, todo treinamento e todo emprego do esforço aéreo se fazem válidos quando lembramos que esse elemento, essa abnegação, pode vir a ser o único fio que sustenta a vida de alguém. O espírito e a emoção envolvidos no caso do FAB 2068 jamais deixarão de fomentar as virtudes dos homens que juraram que por uma vida a ordem é lutar”, ressalta o Tenente-Coronel Emanuel.
A FAB está preparada para o resgate 24 horas por dia
No dia 9 de maio deste ano, por exemplo, o 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão foi acionado para resgatar um homem de 54 anos com um grave trauma na região pélvica. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria, das Ilhas Marshall, que se encontrava afastado do litoral de Pernambuco por cerca de 230 quilômetros. De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, a tripulação em voo e todos os militares que ficaram em solo atuaram de maneira sinérgica para resgatar a vítima.
O procedimento realizado para resgate em navio exige perícia da tripulação, com uso de guincho e equipe de resgate, mas também grande coordenação entre o SALVAERO, o SALVAMAR, os militares do esquadrão e da Base Aérea de Natal (BANT). “Ficamos muito orgulhosos em presenciar o excelente espírito de corpo da Unidade Aérea, que permitiu chegar ao final do dia com mais uma vida salva. Missão cumprida!”, celebrou o Comandante.
Fonte: FAB
@FFO
A Aviação de Busca e Salvamento (SAR) é aquela acionada em um dos momentos mais delicados de necessidade da população, especializada no resgate de vítimas de acidentes aéreos, resgates em alto mar ou em áreas inóspitas, nas quais somente é possível chegar por meio aéreo.
Em "Notícias"
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) da Marinha do Brasil, para uma missão de Busca e Resgate (SAR) de uma embarcação desaparecida com seis tripulantes na costa do litoral sul do país.
Em "Notícias"
Saber que tem com quem contar em momentos difíceis, em que sua vida está em risco, é o que dá esperança. E foi esse sentimento que fez a diferença na vida de cinco militares. “Eu sabia que vocês viriam!”. Essa foi a frase que marcou o dia 26 de junho…
Em "Notícias"