FAB celebra os 50 anos do CENIPA. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou na última quinta-feira (18/11), a cerimônia militar alusiva aos 50 anos de aniversário de criação. A solenidade, que aconteceu em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados.
Participaram, ainda, do evento, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, Presidentes, Diretores e Representantes das empresas aéreas e da Indústria Aeroespacial Brasileira; além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.
O CENIPA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira. As investigações são embasadas na Convenção Internacional de Aviação Civil da ICAO (International Civil Aviation Organization), órgão de referência mundial, que normatiza as leis sobre aviação civil internacional.
O ex-Chefe do CENIPA, Major-Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, destacou a emoção, por ter atuado a frente da Organização Militar e participar da celebração do Jubileu de Ouro. “Comemorar 50 anos é muito importante. É a oportunidade de lembrarmos do trabalho que foi realizado por tantas pessoas para que chegássemos até aqui. De tudo, o que podemos citar, o mais importante é o homem. Aqueles que passaram aqui e deixaram seu sangue, seu suor e suas lágrimas, porque a gente, além de trabalhar, temos o envolvimento muito grande com o sentimento das pessoas, porque normalmente somos chamados nos momentos mais tristes da vida humana. O que nos move é saber que o nosso trabalho poderá evitar perdas futuras”, garante o Oficial-General.
Já o atual Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ressaltou o compromisso com a comunidade. “É uma honra estar a frente de uma tão nobre Organização, onde a gente tem orgulho de trabalhar em prol da segurança de voo de toda a sociedade brasileira, até porque, todos somos usuários do sistema de transporte aéreo, sejam elas de viagens a lazer ou a trabalho. E, ainda, liderar valorosos homens e mulheres onde temos orgulho e podemos mensurar o impacto muito positivo que nosso trabalho tem na sociedade”, destacou.
Entregas de títulos, medalhas e homenagens
Como forma de comemorar os 50 anos do CENIPA, a Organização Militar realizou diversas homenagens, entre elas a entrega do Título Destaque do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), distinção conferida a todos aqueles que apresentaram desempenho notável na difusão e aplicação dos preceitos da segurança de voo nos ambientes em que atuam.
Os ex-Chefes do CENIPA também foram homenageados, como agradecimento a todos que dedicaram parcela de suas vidas na construção da história, que conduziram pelo exemplo e sedimentaram a cultura SIPAER nas ações. Para o Coronel Aviador Carlos Aureliano Motta de Souza, ex-Chefe do CENIPA no período de junho de 1975 a janeiro de 1976, o dia foi especial. “Eu não esperava que a homenagem fosse essa. Pensei que fosse receber uma placa, mas foi muito mais que isso. Fiquei muito emocionado com o Comandante da Aeronáutica me entregando, o Brigadeiro Moreno me cumprimentando. Foi emocionante!”, releva o homenageado.
Foram realizadas, ainda, a imposição de Medalha Militar, com passador de ouro, aos militares que completaram 30 anos de serviço; com passador de prata, para militares com 20 anos de serviço; e com passador de bronze, pelos dez anos de serviço.
Fonte: FAB
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO