• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB celebra o dia do Aviador em Brasília

23 de outubro de 2025
FAB celebra o dia do Aviador em Brasília. Foto: FAB/CECONSAER.

FAB celebra o dia do Aviador em Brasília. Hoje, 23 de outubro, aconteceu na Base Aérea de Brasília a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, com a imposição da “Ordem do Mérito Aeronáutico”.

A data celebrou o legado de Santos Dumont e o voo histórico do 14-Bis no dia 23 de outubro 1906, marco que consagrou o Brasil como pátria da aviação. A solenidade homenageou a cooperação vitoriosa entre a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e a FAB durante a Segunda Guerra Mundial.

O Comandante da Aeronáutica enfatizou que a data é uma homenagem viva ao pioneirismo e coragem daquele que protagonizou o primeiro voo bem-sucedido de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, e elevou o nome do Brasil aos céus do mundo. “Un miracle dans le ciel! — assim descrevera a imprensa francesa, naquele extraordinário 23 de outubro de 1906, quando Alberto Santos Dumont, ao conquistar os céus de Paris, sagrava-se como Pai da Aviação e Patrono da nossa Aeronáutica, sendo esse histórico feito a razão pela qual todos celebramos, com orgulho, na data de hoje, o dia de todos os aviadores do país, civis e militares, bem como da Força Aérea Brasileira.

Foto: FAB/CECONSAER.

Que seja, portanto, este 23 de outubro, capaz de renovar os sentimentos de orgulho e de gratidão em cada um de nós que, no contemplar da beleza dessa terra abençoada, sabe que as “asas que protegem o país seguem firmes no propósito de garantir a soberania dos nossos céus, integrar todo o território nacional, defendendo sempre a nossa pátria. Essa é a nossa missão!”, destacou. 

Íntegra da ordem do dia do Comandante da Aeronáutica de 23 de outubro de 2025.

Foto: FAB/CECONSAER.

O evento também ressaltou a busca pela independência tecnológica nacional, impulsionada pela criação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituições que formam gerações de engenheiros e visionários. Desse movimento de inovação, nasceu a Embraer, fundada pelo Coronel Aviador Ozires Silva, consolidando uma indústria aeronáutica brasileira de excelência.

A partir desse esforço, surgiram vetores de grande importância, como a aeronave multimissão KC-390 Millennium e o caça F-39 Gripen, fabricado em parceria com a SAAB, fortalecendo assim a nossa soberania e capacidade defensiva.“Sempre pronta, sempre presente, sempre FAB”.

Entrega da OMA 2025

Nesta Ordem do Mérito Aeronáutica (OMA) de 2025, foram entregues as condecorações aos estandartes das seguintes Organizações Militares: Comando do Oitavo Distrito Naval; Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército; Centro de Controle Interno da Aeronáutica; Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica; Centro de Documentação da Aeronáutica; Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea; Serviço Regional de Infraestrutura da Aeronáutica de Canoas, e Museus do Ar (Portugal).

A artista e aviadora Elisabeth Bettiol. Foto: FAB/CECONSAER.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, particularmente, ao da Aeronáutica.

A artista e aviadora Elisabeth Bettiol, uma das personalidades civis agraciadas com o grau cavaleiro, expressou seu sentimento. ”A Aeronáutica, para mim, sempre foi uma paixão. Nasci em 1941, e em 1945, quando terminou a guerra, eu, com os meus quatro a cinco anos, já era admiradora dos aviões e, de lá para cá, a vida me colocou como uma aviadora amadora. O que vivi com a Aeronáutica foram momentos inesquecíveis. Foi uma honra. Muito obrigada!” destacou.

Fotos: FAB/CECONSAER.

Fonte: FAB.

Fotos: Sargentos Müller Marin, Viegas, Mônica, Vanessa Sonaly e Marcos/CECOMSAER

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login