FAB: Cadetes recebem espadim em cerimônia na Academia da Força Aérea. A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, na manhã de ontem (07/07), a cerimônia de entrega de espadins aos 207 novos cadetes integrantes da Turma “Äthos” do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica. A solenidade aconteceu também em comemoração ao aniversário de 150 de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.
A cerimônia de entrega dos espadins foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Estavam presentes também no evento o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira e demais autoridades civis e militares.
A Turma Athos, cujo nome faz referência ao gigante que batalhou bravamente contra Zeus durante a guerra entre os titãs e os deuses que definiria o domínio do universo, é constituída por 125 Cadetes Aviadores, 47 Intendentes e 33 de Infantaria da Aeronáutica, sendo 205 cadetes de nacionalidade brasileira, além de um Cadete Aviador do Paraguai e um Cadete de Infantaria da Bolívia.
O espadim é o símbolo do cadete e o acompanha até a conclusão do curso. Nos meses iniciais, a rotina é intensa, envolvendo formação e doutrina militar, bem como o salto de emergência, um dos grandes desafios enfrentados nessa fase.
Em seu discurso, o Ministro da Defesa destacou as características de bravura, solidez, coragem e espírito militar de Athos, assim como os Cadetes que receberam o espadim. “É o símbolo que representa a honra de pertencer a um dos mais importantes estabelecimentos de ensino das nossas Forças Armadas e do Brasil. Os senhores são herdeiros de uma história de glória e heroísmo. Por tudo isso, orgulhem-se de pertencer às Asas que Protegem o País. Uma força honrada e digna, possuidora da mais elevada credibilidade no seio de nossa sociedade e reconhecida internacionalmente”, afirmou.
O Comandante da Aeronáutica ressaltou os desafios que os Cadetes enfrentaram até chegarem a essa fase e os motivou para as próximas etapas. “Este ato solene se traduz como apenas o primeiro voo de uma longa rota a ser percorrida, que alçou aos céus o desejo de vestir o belo azul de nossa farda, servindo de estímulo para a superação de inúmeros obstáculos. Friso, portanto, que o percurso não se encerrou, pois ainda o céu desconhecido os aguarda para ser explorado”, declarou.
Em momento marcado por homenagens ao Patrono da Aeronáutica Brasileira, a tropa de Cadetes formou a imagem da aeronave 14-Bis. A ocasião ainda contou com um intérprete de Santos Dumont que cumprimentou o público e posou ao lado de uma réplica da aeronave Demoiselle, também uma das invenções do Pai da Aviação.
O Esquadrão Apolo, formado por 16 aeronaves T-25 Universal, realizou passagens baixas durante a homenagem aos Cadetes.
Fonte: FAB
@FFO