FAB: caças F-5M executam sobrevoos em homenagem à Santos Dumont. Dois caças F-5M do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) “Esquadrão Pampa”, executaram uma série de sobrevoos, em locais distintos de Porto Alegre, nos dias 20 e 21/05. Os voos deram início a uma série de ações em homenagem aos 150 anos do nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, a serem promovidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante o ano de 2023.
No primeiro dia da atividade, as passagens das aeronaves ocorreram durante o evento em comemoração ao 90° aniversário do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS). A programação em solo também contou com a participação da FAB, por meio de apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO), da exposição estática do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), da demonstração dos cães de guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), e da exposição de Estande Institucional com foco no aniversário de Santos Dumont.
O Presidente do ARGS, Hemenegildo Fração Júnior, expressou sua satisfação com a oportunidade. “Aproveito para parabenizar a FAB pelos 150 anos do seu Patrono, Santos Dumont, e agradecer ao Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) por ter nos presenteado com sobrevoos de caças F-5. Estamos muito felizes com a participação da Instituição no nosso aniversário!”, declarou.
No domingo, segundo dia das apresentações, os voos ocorreram em dois locais. Inicialmente, as aeronaves cruzaram os céus sob os olhares atentos e curiosos de aproximadamente 39.000 pessoas, que se preparavam para assistir ao famoso clássico Grenal, na Arena do Grêmio. No mesmo instante, a programação de solo contava com apresentação da Banda de Música no gramado do estádio.
Difusão do conhecimento
O locutor, piloto de caça do Esquadrão Pampa, em sua fala, enalteceu a vida, a obra e os valores de Santos Dumont: “Desde que o mundo é mundo, o homem desejou voar, mas, em 1901, um homem conseguiu o feito de dirigir um balão: o brasileiro Alberto Santos Dumont. A história estava apenas começando”, expressou o militar.
No telão do estádio, vídeos e imagens de Santos Dumont foram exibidos. Na sequência, as aeronaves prosseguiram para algumas passagens na orla do Guaíba, importante ponto turístico da capital, chamando a atenção dos porto-alegrenses que ali, costumeiramente, aproveitavam o final de tarde de domingo, para apreciar o famoso pôr do sol.
Nas palavras do Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, a Força Aérea teve a oportunidade de fazer uma homenagem a Santos Dumont, unindo duas paixões do povo gaúcho: a aviação e o futebol. Já para Juliane Souza, espectadora que desfrutou o evento, o momento foi para conhecer mais sobre o Patrono da Aeronáutica. “Conhecia pouco sobre Santos Dumont e agora vou procurar saber mais sobre suas obras para a aviação”, disse.
Além de homenagear um dos maiores ícones da história da aviação, a ação teve como objetivo disseminar a cultura aeronáutica e difundir conhecimentos sobre a história da aviação e as contribuições de Santos Dumont. Reconhecido mundialmente como “Pai da Aviação”, teve sua vida e obra marcadas por uma incessante busca pela realização de um sonho que parecia impossível: voar.
Fonte: FAB
@FFO