FAB: brasileiros e estrangeiros vindos da Ucrânia chegam ao Brasil. Para muitas famílias, alívio e esperança ao deixarem o cenário de guerra na Ucrânia. Para a Força Aérea Brasileira (FAB), mais uma missão cumprida com sucesso. Em clima de emoção, 68 refugiados pousaram nesta quinta-feira (10/03), na capital do Brasil, às 12h28, em duas aeronaves da FAB. Em um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy, os passageiros, acompanhados também de oito cachorros e dois gatos, decolaram de Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (09/03), com o apoio da diplomacia brasileira.
A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorreu de forma integrada entre os Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Saúde (MS) e da Infraestrutura (MINFRA).
A recepção contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dentre outras autoridades civis e militares.
As aeronaves foram interceptadas por dois caças F-5M da FAB, momento em que um dos pilotos transmitiu uma mensagem aos passageiros. “O Governo Brasileiro dá as boas-vindas aos brasileiros e estrangeiros resgatados, que agora se aproximam do pouso em nossa capital. É motivo de orgulho para a Força Aérea Brasileira – As asas que protegem o País – concluir esta missão, trazendo todos em segurança para a nação que os acolhe. Que os novos dias sejam de paz, tranquilidade e esperança na Pátria Amada Brasil”.
Um pousou técnico foi realizado na Base Aérea de Recife (BARF), na manhã desta quinta-feira e, em seguida, os aviões decolaram para a Base Aérea de Brasília (BABR), onde 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano foram recepcionados.
KC-390 Millennium
O KC-390 Millennium, uma das aeronaves que transportou os brasileiros repatriados, é um avião militar multimissão desenvolvido e fabricado no Brasil, com capacidade de realizar diversas missões, como Transporte Aéreo Logístico e Reabastecimento em Voo (REVO), dentre outras. O avião foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
Segundo o Comandante da aeronave, Major Aviador Anderson Dias Santiago, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, o vetor foi especialmente equipado para a Operação Repatriação. “Instalamos mais um banheiro e uma galley para o preparo de comissaria em apoio a todos os passageiros, para que tivessem o máximo de conforto possível, aproveitando as capacidades e espaços da aeronave”, explicou.
Retorno à Pátria: gratidão e emoção
O Pastor Rodrigo Rocha Coutinho, nascido em Campos dos Goytacazes (RJ), chegou ao Brasil com sua esposa Elena Rocha Coutinho, enteada e netos. Ele comenta que não há palavras para descrever o alívio de retornar à Pátria, enquanto a Ucrânia enfrenta o seu 15º dia de guerra. “Vivemos em uma cidade que está sendo muito bombardeada. Pela graça de Deus conseguimos fugir em meio aos ataques”, contou o repatriado.
O Jogador de Futebol Jackson Fernando Soares Junior relatou a situação na Ucrânia, em meio aos confrontos com a Rússia. “Foram quase dois dias para sair da Ucrânia e passar até a fronteira da Polônia. A situação é delicada”, salientou.
A brasileira Médica Amarilis Tomaz Cabral, de 28 anos e que morava há cinco na Ucrânia, chegou ao Brasil com sentimento de gratidão. “Fizemos uma ótima viagem e só temos a agradecer. Realmente fomos resgatados e estamos de volta ao Brasil para ficar entre amigos”, ressaltou.
O Treinador de Futebol Luiz Jurescu contou, também, da satisfação de retornar ao Brasil. “Por causa dessa tragédia que ocorre na Europa, estamos de volta. Apesar do contexto, essa experiência com a FAB foi maravilhosa, todos estão de parabéns em trazer os brasileiros, em relação ao tratamento com os animais e é uma satisfação estar de volta”, finalizou.
Após o pouso em Brasília, todos os brasileiros e estrangeiros receberão suporte, por parte do governo brasileiro, para retornarem aos estados de origem e encontrarem seus familiares.
Fonte: FAB
@FFO
Está em Roma, na Itália, o Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos que desejam sair do Oriente Médio devido ao conflito iniciado sábado (07/10) entre Israel e o Hamas. Este é o primeiro de seis aeronaves da FAB disponibilizadas para a missão.
Em "Notícias"
Pousou na Base Aérea de Brasília (DF) na noite de ontem (13/11), o Embraer VC-2 do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB), trazendo 32 brasileiros e seus parentes, repatriados da Faixa de Gaza. Foi o décimo voo da Operação Voltando em Paz, que retirou pessoas em…
Em "Notícias"
Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo os refugiados da guerra na Ucrânia, pousaram na Base Aérea de Brasília (DF), no início da tarde desta quinta-feira (10/03). O KC-390 do 1º GTT "Esquadrão Zeus" (FAB 2855) e o VC-99B do GTE - Grupo de Transporte Especial (FAB 2582),…
Em "Notícias"