• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB ativou Sala Master de Comando e Controle para o BRICS

4 de julho de 2025
FAB ativou Sala Master de Comando e Controle para o BRICS (Fotos: FAB).
FAB ativou Sala Master de Comando e Controle para o BRICS (Fotos: FAB).

FAB ativou Sala Master de Comando e Controle para o BRICS. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB) ativou ontem (03/07), a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro/RJ.

Militares das Forças Armadas, representantes de órgãos governamentais e entidades do setor de aviação e de segurança pública estão de prontidão, em sistema de plantão 24 horas, para coordenar as operações aéreas e monitorar as chegadas e partidas dos voos dos Chefes de Estado e de Governo.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhou, hoje (03), as atividades da Sala Master. Participaram também da visita o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, e o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Os Oficiais-Generais conheceram a atuação dos Órgãos envolvidos para agilizar a tomada de decisão para que as operações aéreas transcorram de maneira segura para os chefes de Estado e para os usuários do espaço aéreo.

A Sala Master funcionará, de 03 a 09 de julho, como o núcleo estratégico para a coordenação das operações aéreas durante o evento. “Entre as principais funções da Sala Master estão o monitoramento do espaço aéreo, a coordenação de zonas restritas, o gerenciamento de tráfego aéreo prioritário e a gestão de contingências para viabilizar respostas rápidas a imprevistos”, destacou o Comandante do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira.

Baseado nas coordenações de grandes eventos anteriores, o CGNA desenvolveu o Sistema de Aprovação de Voo (SIAV), que visa compartilhar informações com todas as autoridades envolvidas na aprovação dos planos de voo, nas áreas de exclusão definidas pela Circular de Informação Aeronáutica (AIC) N 24/25 durante o BRICS.

De acordo com levantamento do CGNA, são esperadas 36 delegações internacionais, além de suporte diplomático e operações logísticas. Com as chegadas de alguns Chefes de Estado entre os dias 04 e 05 de julho, espera-se um acréscimo de até 50% nas demandas de voos, principalmente nos dias que antecedem e sucedem a Reunião de Cúpula, para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

A coordenação entre o DECEA, o COMAE e outros órgãos de segurança configura um modelo de decisão colaborativa, através da troca de informações e pronta-resposta de todos os participantes. “Estamos focados em garantir operações aéreas seguras e eficazes, colaborando para o êxito do evento”, concluiu o Tenente-Coronel Deoclides.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login