• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB ativa o Controle de Aproximação Surucucu em Roraima

31 de janeiro de 2023
FFAB ativa o Controle de Aproximação Surucucu em Roraima (Fotos: FAB).

FAB ativa o Controle de Aproximação Surucucu em Roraima. A Força Aérea Brasileira (FAB) instalou na região de Surucucu (RR), o Controle de Aproximação (APP) com objetivo de aumentar a segurança do espaço aéreo na região, que vem recebendo um grande fluxo de aeronaves em missão de ajuda humanitária nas comunidades indígenas locais. A ativação do APP Surucucu foi oficializada no dia 29 de janeiro.

A montagem teve início no sábado (28/01), com a chegada dos técnicos que indicaram ações de aprimoramento da infraestrutura necessária para a ativação da Estação, que em seu primeiro dia de operação atuou no controle de três aeronaves, sendo dois C-98 Caravan e um helicóptero H-60 Black Hawk.

NOTAM publicado com as informações sobre o APP Surucucu (Fonte: AISWEB).

Sob a coordenação do CINDACTA IV, a ativação do APP Surucucu foi necessária após relatos de que a operação no Aeródromo local estava apresentando elevado fluxo de aeronaves em apoio à Operação Yanomami.

“No mesmo dia, iniciamos a mobilização de uma equipe constituída por 11 profissionais. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), disponibilizou prontamente os meios aéreos e militares para realizar o deslocamento para Surucucu, de forma a contribuir com a segurança do espaço aéreo na região”, explicou o Coordenador da missão de instalação do APP em Surucucu, Capitão Antônio Gilson Novaes Cardoso da Silveira.

A Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do CINDACTA IV disponibilizou a utilização do procedimento de aproximação RNP, baseada no GPS das aeronaves, e que permite a vigilância da sua posição no trajeto de descida até o aeródromo.

Controlar o espaço aéreo e o fluxo de aeronaves é imprescindível para a manutenção da segurança das operações. O Comando da Aeronáutica, para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo no Brasil, segue as normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login