FAB assina protocolo de intenções para o Projeto SelenITA. O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, participaram em 24 de outubro da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções do Projeto SelenITA, que entrará em vigor e terá vigência de cinco anos, podendo ser renovado.
Com o intuito de unir esforços e empreender a cooperação mútua de ações institucionais conjuntas, o protocolo de intenções, em apoio ao Programa Artemis, desenvolve o projeto SelenITA, que visa estudar, tanto o clima espacial quanto a geofísica da lua, por meio de um pequeno satélite propulsado, capaz de controlar sua altitude para realizar medidas de parâmetros importantes na compreensão do sistema terra-lua e da lua especificamente. A proposta fornece área de carga útil em um microsatélite CubeSat 12u (24x24x36 cm).
De acordo com o Ministro, o acordo entre as instituições é uma oportunidade de alavancar o conhecimento. “Nós não temos mais tempo a perder. O espaço se incorporou no nosso dia a dia e, felizmente, temos competência e capacidades de nos posicionarmos. Agradeço por mais essa parceria e que venham outras”, ressaltou.
O Comandante da FAB destacou a importância da parceria. “O que nós estamos fazendo hoje aqui é mais um passo em direção ao espaço. Faz parte da nossa personalidade desafiar os limites, tentar ultrapassar as bordas do conhecimento que hoje nós entendemos como possível”, disse o Oficial-General.
Conforme o Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o projeto pode atender à comunidade científica interessada no estudo da região lunar e cislunar. “A gente imagina esta missão como uma vasta gama de oportunidade. Por exemplo, a exploração do solo lunar, com a possibilidade de identificarmos sais minerais diferenciados que interessem à comunidade mundial ou empresas de mineração, que já é uma grande realidade. Outra possibilidade é o estudo do clima e de tempestades solares, qual o impacto, o papel da lua e como isso pode afetar as comunicações no Brasil e no mundo”, salientou.
A solenidade ocorreu no Espaço Força Aérea, no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF) e contou, ainda, com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, entre outras autoridades.
Projeto Selenita
O projeto deverá contar com a participação da NASA, estabelecida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e de universidades americanas. A contribuição dessa proposta e de outras iniciativas já presentes, inclui-se no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), coordenado pela AEB.
Fonte: FAB
@FFO