• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB apoiando a Operação Amapá

7 de novembro de 2020
C-130M do Esquadrão Gordo engajado na Operação Amapá (Foto: FAB).

Desde o dia 06 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) segue com a aeronave C-130M Hércules, FAB 2477, do 1°/1° GT – Esquadrão Gordo, prestando apoio ao estado do Amapá (AP), em razão da falta de abastecimento de energia.

Missão deste sábado do Gordo 77, transportando um trator e um caminhão para Macapá (Arte: FAB).

Somente no sábado (07), foram transportadas 4,2 toneladas de equipamentos que serão utilizados para auxiliar no restabelecimento da energia. O “Gordo 77” decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus (MA), às 13h18 (horário de Brasília) e, pousou em Macapá (AP), às 15h30, transportando um trator e uma carreta que farão o transporte de geradores, além de cabeamentos. Os equipamentos serão utilizados para substituir os componentes danificados na subestação de energia elétrica.

O estado do Amapá enfrenta séria crise no fornecimento de energia elétrica, após um incêndio danificar uma subestação (Foto: FAB).

Segundo o piloto do C-130 Hércules, Capitão Aviador Arthur Souza Rodrigues da Costa, esta é a segunda missão de apoio à Operação Amapá. “A Força Aérea Brasileira, por intermédio do Esquadrão Gordo e de outras Organizações, está empenhada no restabelecimento das condições normais do Amapá”, finaliza o Oficial.

Os esquadrões de transporte pesado da FAB estão sempre prontos para realizar o apoio logístico, em todo território nacional e exterior (Foto: FAB).

A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, e visa reduzir os impactos da falta de energia elétrica, causada por um incêndio em uma subestação no norte do Estado. O Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário, e a previsão é que sejam transportadas por via aérea, aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos.

Peças de veículos transportadas entre Manaus e Macapá (Foto: FAB).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login