FAB anuncia mais quatro F-39 elevando o 1º lote para 40 Gripens. Durante a cerimônia dos 77 anos do dia de Aviação de Caça, realizada nesta manhã (22/04) na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, disse que o Presidente Jair Bolsonaro autorizou um aditamento no contrato original de aquisição dos Gripen junto a Saab, para a inclusão de mais quatro aeronaves. Com isto, o primeiro lote passaria de 36 aeronaves para 40 F-39E/F.
Segundo ainda o Ten.-Brig. do Ar Baptista Junior, isso permitirá que o Comando da Aeronáutica (COMAER) inicie os estudos para implantação do F-39 em uma segunda base aérea. Não foram dados mais detalhes, mas é provável que nos novos quatro novos Gripens sejam todos monoplaces (F-39E). Quanto a futura segunda base de F-39 as prováveis e naturais candidatas são Santa Cruz (BASC), Santa Maria (BASM) e Canoas (BACO).
Em seu pronunciamento o Tenente Brigadeiro Baptista Junior também anunciou que o Brasil já iniciou os estudos preliminares para aquisição de um segundo lote de caças Gripen, já antevendo a saída dos caças F-5M e A-1M. Originalmente era previsto um segundo lote com mais 36 aeronaves, mas é provável que este número gire em torno de 30 Gripens.
Durante as festividades os dois primeiros F-39E FAB 4101 e 4102 participaram do desfile aéreo, marcando assim, a sua primeira participação em um 22 de abril na BASC.
@CAS