• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB abate avião ilegal transportando drogas na Amazônia

13 de fevereiro de 2025
FAB abate avião ilegal transportando drogas na Amazônia (Fotos: FAB).
FAB abate avião ilegal transportando drogas na Amazônia (Fotos: FAB).

FAB abate avião ilegal transportando drogas na Amazônia (Fotos: FAB). A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e abateu uma aeronave clandestina oriunda da Venezuela, que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro pela Amazônia. A operação ocorreu na manhã de terça-feira (11/02) sob a Operação Ostium que visa coibir atividades criminosas na fronteira.

Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a operação ocorreu em conjunto com a Polícia Federal. Foram seguidos todos os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme previsto no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.

Durante a primeira fase da interceptação, os pilotos (de caças A-29 Super Tucano) da FAB aplicaram as medidas previas para confirmar a identificação da aeronave clandestina, avaliar o seu comportamento, bem como acompanhá-la até o pouso que deveria ocorrer em um aeródromo determinado pelo COMAE.

Sem resposta positiva por parte dos pilotos do voo clandestino, foi necessário executar as medidas de persuasão. Neste estágio, são efetuados tiros de aviso, de maneira que os projéteis possam ser vistos pelos pilotos da aeronave interceptada, com o objetivo de persuadi-los a obedecer às ordens transmitidas de pouso.

Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, foi submetida ao Tiro de Detenção (TDE) para impedir a continuidade do voo. Como último recurso legal, essa medida é utilizada após o piloto da aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos anteriores.

No dia seguinte, um helicóptero H-60L Black Hawk do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) “Esquadrão Hárpia”, levou agentes da PF até o local da queda do avião onde foram identificados dois traficantes mortos e confirmaram que o mesmo estava carregando drogas.

A FAB ressalta que se mantém sempre pronta e sempre presente em todas as operações realizadas, cumprindo sua missão institucional de manter a soberania do espaço aéreo, com vistas à defesa da pátria.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login