ATUALIZADO: FAB a caminho do Chile para Exercício SALITRE IV. Na manhã deste sábado (08), decolaram da Base Aérea de Canoas (SBCO), no Rio Grande do Sul, um KC-390 e seis caças F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino à Base Aérea Cerro Moreno (SFCA), em Antofagasta, no norte do Chile. O Airbus C-30 da FAB partiu da Base Aérea do Galeão (SBGL), no Rio de Janeiro, também com destino à Antofagasta, levando parte militares brasileiros que participarão do Exercício Aéreo Combinado Multinacional SALITRE IV, organizado pela Força Aérea Chilena (FACh).
O voo entre o sul do Brasil e o norte do Chile dura aproximadamente 03h30min, e para isso os seis caças F-5M do 1º/14º GAv “Esquadrão Pampa” e 1º GAvCa “Esquadrão Jambock” contarão com o apoio de reabastecimento em voo do KC-390 (FAB 2857) do 1º/1º GT “Esquadrão Gordo”.
O Exercício SALITRE é um dos mais importantes treinamentos militares da América do Sul, e sua última versão foi realizada em 2014. Seu principal objetivo o fortalecimento da interoperabilidade e a padronização de procedimentos visando uma atuação em forma combinada.
A edição deste ano, SALITRE IV, ocorrerá entre 10 e 21 de outubro e contará com a participação das forças aéreas da Argentina (A-4AR/IA-63), Brasil (F-5M), Estados Unidos (F-16) e Uruguai (A-37), além dos anfitriões chilenos (F-16/F-5, etc). O Canadá, Equador, México, Peru e Itália enviarão Oficiais Observadores para acompanhar as operações.
Baseado em uma situação fictícia de um cenário de conflito de baixa intensidade, o Exercício é realizado nos padrões da OTAN, onde as Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Estados Unidos e os Grupos de Aviação Nº 7, 8, 9 e 10 da FACh comporão as Forças de Coalização Azul, atuando a partir da 5ª Brigada Aérea, em Antofagasta.
Por sua vez, as Forças de Oposição Vermelhas (OPFORCE) será composta pelos Grupos de Aviação Nº 3 e 12 da Força Aérea Chilena, que operam a partir da Base Aérea de Los Cóndores, em Iquique.
Todas unidades envolvidas deverão chegar em Antofagasta até amanhã (09). Entre os dias 10 e 13 ocorrerão os briefings de procedimentos e os voos de familiarização com a região. O Exercício propriamente dito ocorre entre 14 e 21 de outubro, com surtidas diárias. O exercício terá uma estrutura C2 (Comando e Controle) composta apenas por participantes da Força Aérea do Chile e da USAF que integrará a célula de comunicação Link-16.
@FFO