• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB 2902: quatro meses parado em Campinas

29 de dezembro de 2025
FAB 2902: quatro meses parado em Campinas. Foto: Leandro Casella/RFA.
FAB 2902: quatro meses parado em Campinas. Foto: Leandro Casella/RFA.

FAB 2902: quatro meses parado em Campinas. Um dos dois Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), está fora de operação há quase quatro meses. Com isto, o 2º/2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) “Esquadrão Corsário” conta com a penas um A330-200 para cumprir as missões de longo alcance da FAB.

O C-30 FAB 2902, está desde o dia 31 de agosto de 2025 estacionado no pátio da empresa Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto Internacional de Campinas (SBKP), no interior de São Paulo. A Azul é responsável pela manutenção pesada dos dois C-30 da FAB (designação militar para o A330-200).

De acordo com o histórico de voos de site Flight Radar 24, na última semana de agosto o “Corsário 02” realizou uma missão internacional para Estocolmo, na Suécia (entre os dias 26 e 29), além de um voo nacional no dia 30/08 do Galeão (sede do Esquadrão) para Manaus, retornando no mesmo dia. Antes disto, em 29/08, o FAB 2902 fez um “bate-volta” em Campinas.

Histórico dos últimos voos do FAB 2902. Fonte: FR24.
Histórico dos últimos voos do FAB 2902. Fonte: FR24.

Não há informações públicas sobre o motivo do 2902 estar parado fora do hangar há tanto tempo. Cabe lembrar que o outro C-30 (2901) ficou cerca de cinco meses em revisão programada na Azul, em Campinas, e de acordo com informações, a manutenção do “01” se estendeu por conta da da aquisição de peças e componentes no exterior.

A Força Aérea Brasileira dispõem apenas desses dois widebodies Airbus C-30 para missões de transporte de longo alcance. Além disso, a frota de KC-390 Millennium também pode cumprir esses tipos de missões de transporte, porém seu menor alcance exige mais paradas técnicas para reabastecimento.

Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira

Comprados em abril de 2022, os dois Airbus C-30 (2901 e 2902) são os maiores aviões da Força Aérea Brasileira. Com capacidade para 240 passageiros, até 13 toneladas de cargas nos porões, autonomia de aproximadamente 14.000 quilômetros, os C-30 tem capacidade para atuar em operações de transporte logístico de pessoal e cargas, missões humanitárias, evacuação aeromédica, entre outras. A FAB tem planos em convertê-los em KC-30 MRTT (Multi Role Tanker Transport), para realizar missões de reabastecimento em voo.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login