FAB: 1º Grupo de Comunicações e Controle completou 41 anos. O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), completou 41 anos de criação no último dia 08 de junho.
Sempre que há necessidade de emprego do sistema de comunicações, o 1º GCC é acionado para prover os meios transportáveis de comunicação, controle e alarme aerotáticos nos locais desprovidos ou com instalações fixas insuficientes para atender às demandas operacionais.
O 1º GCC é composto por cinco Esquadrões:
1º/1ºGCC “Esquadrão Profeta” sediado em Santa Cruz/RJ;
2º/1ºGCC “Esquadrão Aranha” sediado em Canoas/RS;
3º/1ºGCC “Esquadrão Morcego” sediado em Natal/RN;
4º/1ºGCC “Esquadrão Mangrulho” sediado em Santa Maria/RS;
5º/1ºGCC “Esquadrão Zagal” sediado em Porto Velho/RO.
A unidade é a única da FAB com expertise e pessoal especializado para o transporte e a montagem de estruturas imprescindíveis em operações de grande porte. Através de seus Esquadrões, o 1º Grupo de Comunicações e Controle garante que as demais unidades operacionais tenham o suporte indispensável para o cumprimento de cada missão.
Somente este ano, o 1º GCC já contabilizou 11 operações, exercícios ou apoios, dentre eles a Operação Yanomami, que envolve mais de 580 militares das Forças Armadas com ações de enfrentamento de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Boa Vista (RR).
Em quatro décadas, diversas tecnologias de ponta foram sendo incorporadas aos Esquadrões, aumentando a capacidade da Unidade em contribuir com a defesa aérea do Brasil. São equipamentos para montagem de infraestrutura de Comando e Controle, e sistemas transportáveis de telecomunicações e de radares, que podem ser aplicados a qualquer tempo e em qualquer lugar nas mais diferentes missões do DECEA e da Força Aérea Brasileira.
“Na constante busca por evolução, maior mobilidade e capacidade, os novos radares transportáveis e móveis permitirão rápida mobilização e deslocamento, além do emprego em regiões de difíceis condições de instalação de radares de maior porte”, explicou o Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araujo.
Parabéns ao Primeiro Grupo de Comunicações e Controle, que, junto às demais unidades da Força Aérea, contribui para a segurança e a soberania do espaço aéreo brasileiro.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO