FAB: 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” completou 70 anos. No último dia 17 de fevereiro, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” celebrou seus 70 anos. Criada em 1953 pela Força Aérea Brasileira (FAB), esta importante Unidade de transporte logístico tem sua origem no antigo Primeiro Grupo de Transporte, sediado na Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ).
Originalmente equipado com os bimotores Douglas C-47 Dakota, coube ao 1º/1º GT receber os três primeiros Lockheed C-130E Hércules da FAB, em 18 de fevereiro de 1965. Desde então o Esquadrão passou a realizar as principais missões de transporte da Força Aérea, com as operações no Brasil e Exterior. A partir de 1975 o “Gordo” passou a receber os primeiros C-130H, mais modernos e potentes que a versão “E”.
Em 23 de agosto de 1983, coube ao C-130H do “Esquadrão Gordo”, matrícula FAB 2463, realizaer o primeiro pouso de uma aeronave brasileira no Continente Antártico. Desde então, o 1º/1º GT é responsável pelas operações antárticas, sendo responsável pelo ressuprimento aéreo da Estação Antártica Brasileira. O “Gordo” reúne os únicos tripulantes treinados para essa missão na FAB.
Em 1988 recebeu os três SC-130E, transferidos do 1º/6º GAv “Esquadrão Carcará”, passando a ser responsável pelas missões de Busca e Salvamento (SAR) de longa distância. No início dos anos 1990, o “Esquadrão Gordo” recebeu do 1º GTT os dois aviões-tanque KC-130H (FAB 2461 e FAB 2462), utilizados em missões de reabastecimento em voo, missão na qual utiliza o código “Barão”.
Os C-130 do Esquadrão têm pintado na deriva uma flecha dividida ao longo de seu comprimento, representando de forma estilizada a sua identificação (1º/1º). Esse símbolo é dito, jocosamente, ser um aviso às equipes de manutenção – “este lado para cima”!
Em 2013, o Comando da Aeronáutica decidiu concentrar todos os C-130 Hércules na Base Aérea do Galeão, para otimizar a utilização das aeronaves, minimizar as despesas de manutenção e melhorar a capacidade dos Esquadrões. Assim o 1º/1º GT “Gordo” e o 1º GTT “Cascavel” e “Coral” passaram a atuar de forma integrada, com as aeronaves utilizadas de acordo com a disponibilidade da frota, independente do Esquadrão.
Em 2018 o “Gordo” passou a ser a única Unidade da FAB a operar os C-130 Hércules, depois que o 1º GTT foi transferido para Anápolis (GO) e re-equipado com os novos KC-390 Millennium.
No dia 25 de março de 2022, o Esquadrão Gordo também recebeu os seus primeiro KC-390 (FAB 2853 e FAB 2857), transferidos do 1º GTT “Esquadrão Zeus”. Atualmente “Gordo” opera simultaneamente os envelhecidos quadrimotores C-130M Hércules e os modernos jatos KC-390 Millennium, até a chegada da definitiva aposentadoria dos velhos Hércules, prevista pela FAB para daqui há pouco tempo.
Desta forma, assim como escreveu o primeiro capítulo do C-130 no Brasil, caberá ao 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” encerrar a história desse importante avião de transporte da Força Aérea Brasileira.
Frota do 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” (não-oficial):
* C-130M: 2471(?); 2472; 2473; 2475(?); 2476 e 2477(?);
* KC-130M: 2461(?) e 2462;
* KC-390: 2853 e 2857.
@FFO