• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAA testa o novo pod ISR para o IA-58 Pucará Fénix

17 de maio de 2021
O IA-58, A-582, do Centro de Testes de Voo da FAA equipado com o novo pod ISR (Foto: Nicolas Ramirez).

FAA testa o novo pod ISR para o IA-58 Pucará Fénix. A Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Força Aérea Argentina (FAA), em conjunto com o empresa INVAP, de San Carlos de Bariloche, está realizando os primeiros testes em voo visando a certificação do novo pod de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento e Radar Aerotransportado Argentino Banda X (ISR – RAXA) para o futuro IA-58 Pucara Fénix.

Foram realizados os primeiros voos de certificação do Modelo de Avaliação Tecnológica (MET 1) do projeto POD ISR – RAXA. Desenvolvido localmente, esses sensores permitirão aumentar a capacidade operacional das Forças Armadas e de Segurança argentinas, com um custo bastante baixo.

FAA testa o novo pod ISR para o IA-58 Pucará Fénix (Fotos: Nicolas Ramirez).

As primeiras reuniões entre o INVAP e a FAA fora iniciadas há um ano, visando o alinhamento do plano de trabalho e as características operacionais do projeto. Os primeiros testes estáticos dos radares, foram realizados em fevereiro deste ano.

Entre março e abril, foram definidos os cronogramas de testes em solo e em voo, em coordenação com a equipe Centro de Testes de Voo (CEV) e da III Brigada Aérea, envolvendo as modificações da aeronave IA-58 Pucará, matrícula A-582, para receber o pod e um console operacional na nacele traseira.

Detalhes do novo pod ISR (Fonte: INVAP).

O primeiro voo iniciou uma bateria de testes aerodinâmicos para observar o comportamento estrutural da aeronave com o novo pod. Outros voos aconteceram na sequência, onde fora realizados testes de compatibilidade e interferência eletromagnética (EMI/EMC), sistema elétrico, ergonomia de cockpit, vibrações e avaliações de temperaturas, entre outros.

Pela primeira vez, foram realziadas primeiras imagens obtidas por um radar aerotranportado argentino, embarcado em uma aeronave Pucará de fabricação nacional. Os testes continuarão com o objetivo de adquirir informações de radar em modo strip map para a geração de um Radar de Abertura Sintética (SAR), que consiste no processamento de algoritmos capturadas pela antena.

O Projeto prevê a que a segunda etapa do Modelo de Avaliação Tecnológica 2 (MET 2), seja iniciada no próximo mes de junho, e deverá se prolongar por um ano, até atingir o status de Protótipo RADAR Operacional no POD ISR (MET 3).

Este protótipo terá um radar SAR AESA (Active Electronically Scanned Array), além de uma pod giroestabilizado com câmera eletro-óptica desenvolvida pela FIXVIEW.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login