

FAA suspende voos de DC-10 e afeta frota civil de reabastecimento em voo. Devido ao recente acidente com o MD-11 cargueiro da UPS, em Louisville (EUA), a Agência de Aviação Civil dos EUA (FAA) havia suspenso todas as operações do modelo no mundo. Agora, a FAA ampliou a restrição também para toda a frota mundial de DC-10 e suas variantes.
No dia 4 de novembro passado, o MD-11 da companhia cargueira americana UPS, matrícula N259UP, caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional de Louisville (EUA), após o motor esquerdo se desprender da asa durante a corrida de decolagem. Os três tripulantes e mais onze pessoas em solo morreram no trágico acidente do voo UPS 2976, que tinha como destino o Havaí.
Imediatamente após o acidente, a FAA suspendeu as operações da frota mundial de MD-11, estimada em pouco mais de 80 aeronaves. Para embasar a mais recente decisão, divulgada em 14/11, que proíbe os voos com DC-10 , a FAA informou que os antigos McDonnel Douglas DC-10 e suas variantes, como a versão com cabine modernizada MD-10, possuem a mesma estrutura de suporte do motor presentes nos MD-11.
A frota mundial de DC-10/MD-10 civis é estimada em menos de dez aeronaves, entre elas estão os três DC-10 da empresa Omega Air Tanker, que presta serviços de reabastecimento em voo (REVO) para clientes militares, especialmente as forças armadas dos EUA.
Sediada em San Antonio, no Texas, a Omega Aerial Refueling Services (OARS) fornece serviços de reabastecimento em voo privado para a USAF, US Navy e Fuzileiros Navais. A empresa opera uma frota mista com antigos aviões-tanque McDonnell Douglas DC-10 e Boeing KC-707.
As aeronaves DC-10/MD-10 afetadas são:
DC-10-40 matrícula N974VV (número de construção 46974) da Omega Air Tanker;
DC-10-30 N264DE (c/n 46985) da Omega Air Tanker;
DC-10-30 N235UL (c/n 46956) da Omega Air Tanker;
DC-10-30 N17085 (c/n 47957) da 10 Tanker Air Carrier;
DC-10-30ER N603AX (c/n 48267) da 10 Tanker Air Carrier;
DC-10-30ER N612AX (c/n 48290) da 10 Tanker Air Carrier;
DC-10-30 N522AX (c/n 48315) da 10 Tanker Air Carrier.
MD-10-30F N330AU (c/n 46800) do Projeto Orbis;
MD-10-30F CP-2791(c/n 48312) da boliviana TAB Cargo;
Fonte: Scramble
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