FAA realiza aero-levantamento fotográfico no Rio Paraná. A Força Aérea Argentina (FAA) assinou um Acordo de Cooperação com o Instituto Geográfico Nacional argentino (IGN) para o desenvolvimento de tarefas de fotografia aérea para fins cartográficos. O objetivo deste acordo é realizar um aero-levantamento da bacia do Rio Paraná, para um estudo mediante a sensível baixa nos níveis hídricos dos rios.
Os voos serão operados a partir do Aeroporto de Posadas, Base Aérea Militar de Resistencia, III Brigada Aérea em Reconquista, II Brigada Aérea em Paraná e da I Brigada Aérea em El Palomar. Dos 17 setores que compõem esta tarefa, seis deles incluem território paraguaio, o que implicará o sobrevoo daquele país.
Para isso, militares do Grupo de Reconhecimento Aeroespacial e do Grupo Aéreo 2 da II Brigada, juntamente com técnicos do IGN, foram deslocados para BAM Resistência em uma aeronave Learjet 35A, com objetivo de cobrir os quatro setores adjacentes. Em configuração fotográfica, o Learjet 35A da FAA é equipado com uma câmera digital Microsoft Vexcel Ultracam Xp fornecida pela IGN.
A crise hídrica leva transtornos para os moradores da região, principalmente aqueles cujas atividades estão diretamente relacionadas aos recursos fluviais, pode ser devidamente registrada e estudada para o desenvolvimento de infra-estruturas adequadas e medidas paliativas. Do ponto de vista científico, este levantamento fornece dados de grande importância para a compreensão do fenômeno em questão.
É importante destacar que a cobertura do Rio Paraná, considerando sua extensão, representará um importante desafio, tanto material quanto humano, para sua concretização, reafirmando assim a atuação permanente da Força Aérea na defesa dos interesses da Nação.
Os profissionais do Instituto Geográfico Nacional e os militares-especialistas da Força Aérea Argentina, mantêm excelente integração, resultando no sucesso dos objetivos propostos para esses tipos de missões.
Fonte: FAA
@FFO