FAA certifica a versão civil do helicóptero Black Hawk. A Sikorsky anunciou em 07 de dezembro, que o novo helicóptero S-70M Black Hawk recebeu da Federal Aviation Administration (FAA) o Certificado de Aeronavegabilidade (CoA) para a categoria restrita. A nova versão do Black Hawk é destinada para uso de operadores civis, que poderão adquirir as aeronaves diretamente do fabricante.
O protótipo do S-70M, matricula civil N640PL (c/n 704091) fez o seu primeiro voo em 03 de outubro do ano passado, e desde então foi exaustivamente testado pela FAA antes de receber o CoA.
O S-70M é um baseado nos UH-60M Black Hawk de terceira geração do US Army, equipados com cockpit digital, motores General Electric GE-701D e pás do rotor principal maiores, fornecendo melhores níveis de segurança, desempenho, capacidade de manobra e consciência situacional.
A Sikorsky solicitou à FAA, a aprovação para três operações especiais de categoria restrita para o S-70M: agrícola; carga externa com o gancho de 4.082 kg; vigilância florestal e combate à incêndios.
Até agora, as empresas especializadas na conversão dos Black Hawk para transporte e combate a incêndios, necessitavam buscar nos excedentes militares de UH-60. A principal dificuldade era encontrar peças sobressalentes de boa qualidade para a reconstrução dessas antigas aeronaves do US Army.
O cliente lançador do S-70M é o San Diego Gas & Electric (SDG & E) da Califórnia, que recebeu a primeira aeronave S-70M no último dia 18 de novembro. A sua nova máquina será modificada para a configuração Firehawk na United Rotorcraft, uma divisão da Air Methods no Colorado. A previsão é que esteja operacional em 2023.
Outros cinco S-70M de clientes não especificados clientes, serão convertidos pela United Rotorcraft. Apesar do preço do novo S-70M construído, os clientes decidem comprar novas máquinas de fábrica, pois seu custo por hora é muito menor e a disponibilidade muito maior do que as máquinas recondicionadas em segunda mão.
Os novos S-70M certificados pela FAA serão construídos pela PZL Mielec, a unidade polonesa da Sikorsky, que deverá iniciar a produção plena em janeiro do próximo ano.
Fonte: Sikorsky
@FFO