FAA anuncia certificação do kit BasiX-Pro do Bell 412EP. A Bell Textron Inc., anunciou recentemente a certificação pela Federal Aviation Administration (FAA) do seu kit de retrofit de aviônicos digitais Basix-Pro para modelos Bell 412EP. Os benefícios desse kit de retrofit glass cockpit incluem redução da carga de trabalho do piloto, maior precisão e melhor consciência situacional.
O kit de retrofit do cockpit digital Bell BasiX-Pro usa os atuais monitores usados pela Bell produzidos pela Astronautics e aviônicos da Garmin, atualizando instrumentos analógicos para um cockpit de digital completo, com a mais recente tecnologia e instrumentação, comum com os atuais SUBARU Bell 412EPX e Bell 429.
“Como parte das ofertas de suporte e serviços ao cliente da Bell, estamos comprometidos em desenvolver e certificar novas tecnologias para plataformas legadas. Em um esforço para aumentar a confiabilidade, a consciência situacional e diminuir a carga de trabalho do piloto, o kit BasiX-Pro oferece a mais recente cabine de comando integrada, monitores de alta resolução, bem como dados do motor e gravação de operação de voo. Com o kit BasiX-Pro, os 412EP agora podem ser atualizados para piloto automático de 4 eixos, reduzindo ainda mais a carga de trabalho do piloto”, disse Chris Schaefer, vice-presidente de Experiência do Cliente da Bell.
A Astronautics tem um histórico comprovado de confiabilidade com centenas de exibições em campo, alcançando alta confiabilidade com mais de um milhão de horas de voo. A Garmin se tornou o padrão de aviação para soluções integradas de COM, NAV e GPS.
Atualmente, a Bell está sob contrato para concluir uma atualização da frota de vários Bell 412EPs analógicos. A Bell oferecerá o kit de retrofit BasiX-Pro de propriedade da Bell por meio de retrofits, sendo realizados nos centros de excelência globais da Bell, que incluem Piney Flats, TN, Miami, FL, Cingapura, Bell Austrália e Praga.
O Bell 412 é um helicóptero utilitário da família Huey fabricado pela Bell Helicopter. Pode ser implantado em missões de busca e resgate, serviço médico de emergência (EMS), combate a incêndios, guarda costeira, vigilância aérea, contraterrorismo, aplicação da lei e armas e táticas especiais (SWAT).
A versão de produção atual, 412EP (Enhanced Performance), está equipada com um sistema de controle de vôo automático digital duplo. Em 2013, a Bell introduziu o 412EPI, que inclui um controle eletrônico (digital) do motor para uma atualização do motor PT6T-9 e um sistema de exibição de cabine de vidro semelhante ao modelo 429 da Bell.
@CAS