FA-50GF estreou no Dia Nacional das Forças Armadas da Polônia. O Dia Nacional das Forças Armadas da Polônia teve este ano a primeira aparição pública do Korea Aerospace Industries (KAI) FA-50GF Fighting Eagle nas cores da Força Aérea Polonesa.
O evento marcou a estreia dos dois primeiros FA-50GF recentemente entregues à Polônia, marcando um passo significativo para a modernização da aviação militar do país. Os voos sobre Varsóvia no dia 15 de agosto, contaram com caças F-16, MiG-29M e FA-50, além de outras aeronaves. Os FA-50GF, sobrevoaram os céus da Capital em uma formação com os Mig-29.
A Força Aérea da Polônia adquiriu 48 aeronaves da KAI, sendo 12 FA-50GF e 36 da variante FA-50PL, estrategicamente projetada para atender aos requisitos específicos Poloneses. O contrato, fechado em setembro de 2022, é avaliado em aproximadamente US$ 3 bilhões. Além das aeronaves, a KAI irá transferir o know-how técnico-operacional e fornecer treinamento para a Força Aérea Polonesa, que designou os jatos como FA-50GF “Gap Filler”.
A KAI planeja entregar até o final deste ano o primeiro lote com 12 jatos FA-50GP, que atualmente estão passando pelos testes de voo. Os três primeiros — PAF 5001/02/03, foram entregues em 07 de junho, nas instalações da KAI em Sacheon, na Coreia do Sul, sendo após transladados para a Polônia.
Os 36 restantes serão do modelo FA-50PL Block 20, uma versão aprimorada, equipada com sistema de reabastecimento em voo, radar de varredura eletrônica (AESA) e armamentos ar-ar e ar-superfície. A entrega ocorrerá a partir do segundo semestre de 2025 até 2028.
Após sua estreia em Varsóvia, a expectativa aumenta para sua próxima aparição no Radom Airshow de 26 a 27 de agosto. O CEO da KAI, Kang Goo-young, vê a Polônia como um parceiro fundamental na expansão do mercado europeu do FA-50. Essa colaboração vai além da mera entrega de aeronaves, já que a KAI planeja estabelecer uma base de marketing na Polônia.
@CAS