F7 será a 1ª unidade de Gripen E da Suécia. A Força Aérea Sueca (SwAF – Sweden Air Force) informou em 1º de outubro que escolheu o Ala F7 (F7 Skaraborgs Flygflottilj), sediada na Base Aérea de Aérea de Såtenäs (ESIB), para ser a primeira unidade a receber o novo Saab Gripen E. A Ala F7 possui dois esquadrões de Gripen C/D, sendo que um deles será convertida para o Gripen E.
As aeronaves só devem chegar em 2022, provavelmente para o 2º Esquadrão (2.Division), que hoje opera como unidade de conversão operacional para o Gripen C/D. Até o final do ano dois Gripen E usados nos ensaios pela Saab devem ser entregues para a FMV – Swedish Defence Materiel Administration, uma agência do governo responsável pelas compras militares no país, e que irá avaliar a aeronave, antes de repassá-la para a SwAF.
A Ala F7 se juntará ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), que será a primeira unidade no mundo de fato a receber o Gripen E, designado aqui como F-39E. As primeiras quatro aeronaves brasileiras, FAB 4101, 4102, 4103 e 4104, deverão chegar em breve à Base Aérea de Anápolis (Ala 2).
A Suécia anunciou a intenção de comprar 60 unidades do Gripen E, e a FAB adquiriu 36 aeronaves, sendo 28 F-39E (monoplace) e oito F-39F (biplace), este ainda em fase de desenvolvimento.
@CAS