

F-AIR 2025: presidente colombiano recebe pilotos de Gripen E da FAB. O presidente colombiano, Gustavo Petro, abriu hoje (09/07) a F-AIR 2025, a maior feira de aviação do país. Uma das principais atrações do evento são os Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB), que representam a futura aviação de caça da Colômbia.

A Colômbia, sob o comando de Petro, recentemente anunciou que escolheu os caças suecos Gripen E como futuros substitutos dos envelhecidos IAI Kfir como vetores de primeira linha da defesa aérea do país. Desta forma, Petro recebeu oficialmente os pilotos de F-39E Gripen da FAB.

Conforme noticiamos, a FAB enviou para Rionegro, na Colômbia, onde ocorre a F-AIR 2025, dois Saab F-39 Gripen E do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”. Os caças, , matrículas 4105 e 4108, voaram do Brasil para a Colômbia com apoio do KC-390 (FAB 2858) do 1º GTT “Esquadrão Zeus”.

Organizada pela Força Aérea Colombiana, a F-Air 2025 acontecerá de 09 a 13 de julho no Aeroporto Internacional José María Córdova, em Rionegro, departamento de Antioquia. A feira reúne expositores e aeronaves civis e militares do mundo todo, sendo uma vitrine tecnológica para a indústria aeroespacial global. Na edição deste ano a Suécia será o país convidado.

O caça sueco será uma das principais atrações do evento, uma vez que a Força Aérea Colombiana recentemente anunciou a escolha do Saab Gripen E como seu futuro caça de primeira linha, em substituição aos envelhecidos IAI Kfir.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO