F/A-18E Super Hornet da USN concluem avaliações na Índia. A Boeing informou que foi concluída a demonstração operacional dos seus F/A-18 Super Hornet para o programa Multi-Role Carrier-Borne Fighter (MRCBF) do Comando da Aviação Naval da Marinha Indiana (IN). Dois caças da US Navy foram enviados em maio deste ano para a Estação Naval de Hansa, em Goa-Dambolin, no sudoeste da Índia, onde passaram pelos testes com sucesso.
Os dois F/A-18E (matrículas BuNo 65863/NH-411 do VFA-25 e BuNo 165861/AD-103 do VFA-106), passaram pelos testes na SBTF — Shore-Based Test Facility da INS Hansa, onde ha uma rampa para lançamentos do tipo ski-jump simulando o convés de voo de um porta-aviões com 283 metros.
De acordo com a Boeing, os F/A-18E foram submetidos a diversos testes de lançamento sli-jump, roll-in e fly-in, além de vários voos com uma ampla gama de configurações para aos requisitos solicitados pela Marinha Indiana. O sistema ski-jump é padrão do porta-aviões indiano NS Vikramaditya (R33) e do novo INS Vikrant (R11) que está programado para entrar em serviço em agosto deste ano.
A Boeing demonstrou que o F/A-18E/F Super Hornet consegue operar a partir de uma rampa de salto de esqui. Essas demonstrações foram realizadas na NAS Patuxent River (MD) em dezembro de 2020 com um F/A-18E Super Hornet de Air Test and Evaluation 23 (VX-23).
A Indian Navy está avaliando suas novas opções de caça. No programa MRCBF elegeu como finalistas dois competidores: o Dassault Rafale M e o F/A-18E/F Block III Super Hornet, sendo que o primeiro já fez os testes na SBTF em janeiro deste ano. Após os testes, a Indian Navy devera decidir sobre quem levará o contrato para 26 unidades para equipar seus dois porta-aviões.
@FFO