

F/A-18 Hornets dos “Red Devils” chegaram no Japão. O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) enviou jatos F/A-18C/D Hornets do Esquadrão de Ataque de Caça 232 (VMFA-232) “Red Devils” da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) de Miramar, na Califórnia, para a MCAS de Iwakuni, no Japão. A missão segue sob o Programa de Desdobramento de Unidades (UDP) dos USMC.
A implantação iniciou na segunda-feira (08/09) e coloca o VMFA-232) “Red Devils” sob o comando do Grupo de Aeronaves de Fuzileiros Navais 12 (MAG-12) da 1ª Ala de Aeronaves de Fuzileiros Navais (1st MAW) para dar suporte às operações aéreas na região do Indo-Pacífico. A chegada dos F/A-18 do VMFA-232 na MCAS Iwakuni libera os F-35B Lightning II da VMFA-214, que concluíram sua rotação como Esquadrão UDP no Japão.
Estabelecido em 1977, o UDP garante que unidades baseadas nos EUA adquiram experiência operacional na região Indo-Pacífico por meio de desdobramentos contínuos. O programa fornece apoio aéreo avançado tanto em ambientes navais quanto expedicionários, permitindo que o USMC mantenha a prontidão em conformidade com as obrigações previstas no Tratado de Cooperação e Segurança Mútua EUA-Japão.
Conhecido como o esquadrão mais antigo e condecorado da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais, os “Red Devils” foram comissionados pela primeira vez em 1925. A unidade participou de inúmeros combates no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, no Vietnã e em diversas operações no Oriente Médio. Ao longo dos anos o VMFA-232 voou com diversos modelos de aeronaves, incluindo os F4U Corsair, F-8 Crusader, F-4 Phantom II, F/A-18 Hornet, entre outros. O Esquadrão iniciará a transição para o F-35C Lightning II previsto para o ano fiscal de 2029.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO