F-5EM é preservado em Minas Gerais. A Força Aérea Brasileira (FAB) doou para o município de Carandaí, no sul de Minas Gerais, a fuselagem de um F-5EM recentemente retirado de operação. A aeronave, matrícula FAB 4874, é um dos cincos dos primeiros caças desativados pela FAB e o primeiro destinado à preservação.
O FAB 4874 será exposto em uma praça no bairro Rosário, em Carandaí (MG), e marca a primeira preservação de fato um F-5EM, que efetivamente voou na FAB. A aeronave chegou ao local na tarde de 21/11, sobre uma carreta da FAB semi-desmontada, junto com um equipe que irá trabalhar na montagem do monumento.
De acordo com o prefeito Washington Luiz Gravina Teixeira, o F-5EM a doação é uma conquista do conterrâneo Brigadeiro Luiz Roberto Lourenço. Segundo a prefeitura, até o próximo sábado (26) a aeronave já deve estar totalmente montada e pronta para a inauguração.
Vale lembrar que existem outros F-5 preservados com o padrão de cores e marcas dos F-5EM (modernizados), como no caso do FAB 4881 no Museu Aeroespacial (MUSAL) do Rio de Janeiro (RJ), do FAB 4879 no CINDACTA II em Curitiba (PR), do FAB 4882 na Base Aérea de Canoas (RS) e do FAB 4883 na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP).
Todas as aeronaves mencionadas acima, são do terceiro lote composto por onze F-5E/F ex-Royal Jordanian Air Force (RJAF) adquiridos em 2008, que, a exceção dos “Fs” (biplaces), não entraram em serviço operacional, apenas foram utilizados como fornecedores de peças e componentes para o restante da frota. Desta forma, eles jamais foram modernizados e sequer voaram na FAB.
Originalmente produzido para a USAF como um F-5E, e usado com “Agressor” no 57th Tactical Trainng Wing de Nellis AFB, o FAB 4874 (c/n R1196) chegou em 13 de outubro de 1988 no 1º/14º GAV “Esquadrão Pampa”, sediado em Canoas (RS). Em 21 de fevereiro de 2001 ele foi recolhido para a Embraer onde foi convertido no protótipo do F-5EM sob o Projeto F-5BR da FAB.
Em 16 de julho de 2004, o FAB 4874 voou pela primeira vez após a modernização em São José dos Campos (SP). Participou de toda a campanha de ensaios da Embraer e do Instituto de Pesquisa e Ensaio em voo (IPEV) da FAB, junto com o F-5FM FAB 4808.
Em outubro de 2010 o F-5EM FAB 4874 foi entregue para serviço operacional no 1º GAVCA “Esquadrão Jambock”. Até ser desativado em 2020, o “74” rodou por outras unidades de caça da FAB, como o 1º/14º GAV “Pampa” , 1º GAVCA “Jambock” e 1º/4º GAV “Pacau”.
@CAS