F-5EM cai em Natal. Um caça Northrop F-5EM Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no início da tarde de hoje (22/10), ao decolar da Base Aérea de Natal (BANT), durante uma missão do Exercício Conjunto, que antecede a CRUZEX 2024.
A aeronave, pertencente ao 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), decolou da pista 16R liderando dois elementos (2 F-5EM) com código-rádio Jambock, quando apresentou uma pane de motor (fogo), ficando fora de controle. O piloto ejetou em segurança e está bem. O F-5EM FAB 4866 colidiu com o solo explodindo. Ele caiu perto de uma região de condomínios fechados (Coophab), em Parnamirim, na grande Natal.
Um helicóptero H-36 do 1º/8º GAV em alerta SAR foi acionado para resgatar o piloto. Ele já se encontra na BANT, onde está sendo avaliado pela equipe médica.
NOTA DA FAB:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal–RN, durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.
@CAS