F-39E voa com tanque externo no centerline em Anápolis. O Saab F-39E FAB 4904 do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) foi visto no dia 08/12 operando com um tanque externo no pilone central da fuselagem (centerline). Foi a primeira vez que o Gripen do Esquadrão Jaguar foi visto voando com uma carga externa no Brasil.
Equipado com um tanque externo alijável de 1.100 litros no centerline, o FAB 4104 decolou de Anápolis (GO) para realizar um sobrevoo do evento de formatura de Oficiais na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No retorno para Anápolis, o FAB 4104 ainda fez quatro procedimentos com arremetidas, demonstrando a grande autonomia do caça equipado com o tanque auxiliar.
A partir de agora, este componente deve ser empregado rotineiramente nas missões do GDA, especialmente naquelas que exijam voos mais distantes ou de maior tempo. Outras cargas externas, também devem ser instaladas nos F-39 em breve, incluindo taques externos nos pilones das asas e, futuramente, armamento nos lançadores.
Além disso, nas últimas semanas os F-39E realizaram os primeiros voos de combate BVR (Beyond Visual Range), o que demonstra que gradualmente o novo caça da FAB vai ampliando seu leque operacional, caminhando para atingir a capacidade operacional completa.
Hoje, seis F-39E estão operando do 1º GDA (F-39E FAB 4101 a 4106) e mais dois (4107 e 4108) estão a caminho. Em 2024 devem chegar os dois primeiros F-39E — 4109 e 4110, já com o novo elevon, que também será implementado nos Gripen E já entregues a FAB.
@CAS
Nota: O editor agradece aos amigos: Alberto Semedo Neto e Giulliano Frassetto pela colaboração e envio das imagens deste artigo.