F-39E Gripen com adesivo especial em homenagem ao Brig. Nero Moura. O Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar” da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea de Anápolis (GO), realizou no último final de semana, o 47º Bródio dos Jaguares. O tradicional evento festivo reúne os “Jaguares”, código utilizado pelos pilotos de caça da Unidade.
Neste ano, o Bródio dos Jaguares reservou uma homenagem muito especial em memória ao Brig. Nero Moura, patrono da aviação de caça brasileira. O caça F-39E Gripen do 1º GDA, matrícula FAB 4104, foi apresentado aos participantes com um adereço especial na fuselagem, descerrado pelo Cel. Thomas Anthony Blower (“Dijon Boy” e Jaguar 07) e pelo Ten. Brig. Sérgio Roberto de Almeida, Comandante do COMPREP.
O Gripen recebeu no seu lado direito, logo abaixo do seu cockpit, a silhueta de um P-47D Tunderbolt II com a numeração “4104” e o nome Ten Cel Nero Moura. O motivo é que ambos caças, o moderno F-39E e o histórico P-47D, cada um ao seu tempo, ostentam a mesma matrícula na Força Aérea Brasileira.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a aeronave pessoal do então Ten. Cel. Nero Moura, era o P-47D-25-RE, matrícula americana USAAF 42-26450. Após a exitosa Campanha da Itália, o Tunderbolt foi incorporado à frota da FAB, onde recebeu a matrícula 4104, a primeira sequencial de todos os P-47D brasileiros.
Mais de 70 anos depois, em setembro de 2022 chegou ao Brasil o quinto Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira, coincidentemente ostentando a histórica matrícula 4104, que tanto orgulhou a aviação de caça nacional. A La Chasse!
@FFO