F-35C “espelhado” foi visto operando no porta-aviões Abraham Lincoln. Um F-35C da Marinha dos Estados Unidos (USN) ostentando um revestimento externo similar a um espelho, foi visto recentemente operando a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN-72), na costa da Califórnia. As imagens foram publicadas pelo Departamento de Defesa no final de novembro.
O F-35C em questão, BuNo 168846, código NJ-422, pertence ao Esquadrão de Caça e Ataque 125 (VFA-125) “Rough Raiders”, baseado na Estação Aérea Naval (NAS) Lemoore, na Califórnia. Este é um Esquadrão do tipo “FRS” (Fleet Replacement Squadron), cujo objetivo é fornecer treinamento para aviadores nos caças furtivos F-35C da Marinha e dos Fuzileiros Navais (USMC).
Conforme noticiamos anteriormente, este revestimento externo espelhado foi visto entre 2021 e 2022 sendo usado em jatos furtivos F-22 Raptor (saiba mais aqui) e F-35C Lightning II (mais detalhes aqui). Sem nenhuma informação oficial, analistas suspeitam que se trata de testes buscando uma redução da assinatura radar da aeronave furtiva, possivelmente no espectro infravermelho.
Além do F-35C do VFA-125, as imagens mostram outras aeronaves treinando a bordo do CVN-72, como os F/A-18E/F Super Hornet do VFA-122 “Flying Eagles” e os EA-18G do VAQ-129 “Vikings”. Apenas o F-35C dos “Rough Raiders” oistentava o revestimento espelhado durante seu treinamento de toques-e-arremetidas (TGL) no convoo do USS Abraham Lincoln.
A utilização da “camuflagem espellhada” em aeronaves de uma unidade FRS – e não em um Esquadrão de Testes -, pode ser um indício de que os engenheiros do Comando de Aviação Naval dos EUA estejam avaliando e coletando dados sobre o desgaste do material quando exposto a um ritmo operacional intenso.
@FFO